Naturalmente
Especulações sobre uma mini reforma no governo Riedel ficaram mais intensas nos bastidores, sugerindo que as mudanças poderão ser mais amplas. De qualquer modo, nenhum governo se manteve inalterado durante os processos eleitorais, que acontecem a cada dois anos. Mexer nas pedras do tabuleiro político na transição da véspera para o ano eleitoral é como se fosse uma “lógica obviana”. Não tem como não acontecer.
Efeitos colaterais
Outro ponto pacífico é quanto aos desdobramentos de eventual mudança no primeiro escalão do governo. Auxiliares que detêm mandato, como são os casos dos secretários da Casa Civil, Eduardo Rocha, e do Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, voltando às suas atividades, desencadeiam alterações significativas também na Assembleia, como negociações para acomodação dos suplentes.
Botão vermelho
Há uma expectativa nos bastidores sobre a permanência do PT na base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa. O primeiro ano de alinhamento foi marcado por queixas e contemporização nas relações de parlamentares do partido com secretários da área econômica. Algumas rusgas permanecem.
Duas canoas
A disputa por um afago e sinal verde de Jair Bolsonaro entre seus apoiadores para engatar a campanha à sucessão em Campo Grande pode repetir cenas do filme de 2022. A dinâmica da política, no entanto, sugere cautela e não seria novidade nenhum se Bolsonaro se inclinar por uma candidatura fora do PL. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) trabalha por isso para emplacar a reeleição de Adriane Lopes.
Abençoado
O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto obteve o aval do comandante nacional do PSD, Gilberto Kassab, para tocar sua pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande. Antes de cumprir o clássico protocolo do pedido de bênçãos da cúpula, Pedrossian Neto já tinha recebido o aval do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Mas o deputado recebeu uma incumbência: revitalizar os diretórios municipais do PSD no Estado, missão que vem deixando Nelsinho Trad com a língua de fora.
Com informações: Willams Araújo/Conjuntura Online