Binóculo
Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais, quando os eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 6 de outubro, e, conforme prevê a legislação, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência, ou seja, no mês que vem, para obedecer ao princípio da anterioridade eleitoral.
Lobby
Aliás, a minirreforma eleitoral está na forma e deve ser votada após o feriado. As modificações envolvem temas como federação partidária, propaganda eleitoral, prestação de contas, financiamento de campanhas e violência política contra mulheres. Antes disso, os partidos se movimentam em Mato Grosso do Sul e traçam estratégias para eleger a maioria dos prefeitos. Na linha de frente, PSDB de Reinaldo Azambuja e PP da senadora Tereza Cristina são os favoritos a conquistar o maior número de prefeituras.
Tic, tac
Após a votação na Câmara dos Deputados, o texto ainda vai ser analisado pelo Senado. Para que as mudanças possam valer para as eleições municipais de 2024, a minirreforma precisa ser aprovada pelo Congresso e publicada até 5 de outubro. Caso contrário, políticos e eleitores terão as mesmas regras utilizadas em pleitos anteriores.
Pau que dá em Chico
O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a inclusão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no inquérito sobre a venda de presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagens oficiais. Em ofício o parlamentar cita um relógio da marca Piaget, avaliado em R$ 80 mil, recebido por Lula na França, em 2005, e que não está entre os presentes oficiais informados ao TCU (Tribunal de Contas da União).
E agora José?
Em julho deste ano, Lula disse, durante a live semanal “Conversa com o Presidente”, que o relógio foi um presente do ex-presidente da França Jacques Chirac. O Piaget não consta em uma lista do TCU com a descrição de 568 presentes que o petista recebeu entre os anos de 2003 e 2010. No ano passado, o PT publicou uma foto em que Lula aparece com o relógio no pulso na comemoração dos 100 anos do PCdoB. A foto foi apagada do perfil da sigla. A imagem ainda está disponível nas redes sociais da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.
Com informações: Willams Araújo/Conjuntura Online