Home Cotidiano Willams Araújo

Willams Araújo

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Binóculo

Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais, quando os eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 6 de outubro, e, conforme prevê a legislação, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência, ou seja, no mês que vem, para obedecer ao princípio da anterioridade eleitoral.

Lobby

Lobby

Aliás, a minirreforma eleitoral está na forma e deve ser votada após o feriado.  As modificações envolvem temas como federação partidária, propaganda eleitoral, prestação de contas, financiamento de campanhas e violência política contra mulheres.  Antes disso, os partidos se movimentam em Mato Grosso do Sul e traçam estratégias para eleger a maioria dos prefeitos. Na linha de frente, PSDB de Reinaldo Azambuja e PP da senadora Tereza Cristina são os favoritos a conquistar o maior número de prefeituras. 

Tic, tac

Após a votação na Câmara dos Deputados, o texto ainda vai ser analisado pelo Senado. Para que as mudanças possam valer para as eleições municipais de 2024, a minirreforma precisa ser aprovada pelo Congresso e publicada até 5 de outubro. Caso contrário,  políticos e eleitores terão as mesmas regras utilizadas em pleitos anteriores. 

Pau que dá em Chico

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a inclusão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no inquérito sobre a venda de presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagens oficiais. Em ofício o parlamentar cita um relógio da marca Piaget, avaliado em R$ 80 mil, recebido por Lula na França, em 2005, e que não está entre os presentes oficiais informados ao TCU (Tribunal de Contas da União).

E agora José?

Em julho deste ano, Lula disse, durante a live semanal “Conversa com o Presidente”, que o relógio foi um presente do ex-presidente da França Jacques Chirac. O Piaget não consta em uma lista do TCU com a descrição de 568 presentes que o petista recebeu entre os anos de 2003 e 2010. No ano passado, o PT publicou uma foto em que Lula aparece com o relógio no pulso na comemoração dos 100 anos do PCdoB. A foto foi apagada do perfil da sigla. A imagem ainda está disponível nas redes sociais da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Com informações: Willams Araújo/Conjuntura Online

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?