Home Agronegócio Uva Niagara Rosada sem sementes e diferentes mutações são encontradas em Jundiaí

Uva Niagara Rosada sem sementes e diferentes mutações são encontradas em Jundiaí

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Ao todo, produtor vai colher nove variedades da fruta no bairro Traviú.

Pela primeira vez em mais de 90 anos desde que uma mutação espontânea gerou a Uva Niagara Rosada de Jundiahy, um produtor de Jundiaí vai colher até nove mutações da espécie nos próximos dias, entre elas a primeira safra da Niagara sem semente.

“A Uva Niagara sem semente representa um marco na produção e na comercialização de uva em Jundiaí. Até porque a nossa uva oferece um aroma atraente muito característico que muitas uvas sem semente do mercado, como a Victória, não oferecem”, disse Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

As variedades estão no sítio do produtor Anderson Tomasetto, no bairro Traviú. Todas as mutações surgiram espontaneamente. Ao todo, serão colhidas nove variedades da Uva Niagara, como a Niagara Branca (original) e a Niagara Rosada, que são amplamente conhecidas do público, mas também mutações que só existem em Jundiaí, como a Niagara Rosada Gigante, Niagara Rosada Oval, Niagara Branca Oval, Niagara Branca Gigante, Niagara Rajada ou Mesclada, Niagara Rosada Steck e a Niagara Rosada sem sementes. O produtor também é parceiro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) no desenvolvimento dessas variedades, principalmente a Niagara sem semente.

“A variedade Steck, por exemplo, que tem uma cor parecida com cobre, não era vista dando frutos desde os anos 1950. Com essa produção, conseguimos preservar a história de uvas que surgiram aqui em Jundiaí. E, também, mandar para o mercado uma variedade que é tendência, que são as uvas sem semente”, reforça o produtor.

São apenas seis pés da Uva Niagara Rosada sem semente. “Nosso objetivo é levar alguns desses cachos à Festa da Uva do ano que vem para os consumidores conhecerem. Com os anos e a expertise, conseguiremos ampliar a produção”, reforça Anderson.

A Uva Niagara Rosada de Jundiahy surgiu em 1933, quando uma mutação somática (da Niagara Branca) deu origem a ela no sítio do Comendador Antonio Carbonari, que dá nome ao Parque da Uva. A safra 2023/2024 da Uva Niagara Rosada Jundiahy foi a primeira depois que a fruta plantada na cidade recebeu a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Indicação de Procedência. Trata-se do 102º registro brasileiro no INPI, o primeiro para uma uva paulista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?