Essas organizações estudantis têm um enfoque educacional, com a finalidade de enriquecer o aprendizado em áreas específicas.
Na Universidade Central do Paraguai (UCP), localizada em Pedro Juan Caballero, as Ligas Acadêmicas têm como meta primordial o desenvolvimento do ensino extracurricular, permitindo que os futuros médicos busquem continuamente atualizações pedagógicas nas áreas que escolheram.
As Ligas Acadêmicas são compostas por alunos do curso de medicina da UCP e visam fomentar atividades extracurriculares, pesquisa, extensão e integração entre os estudantes. Elas costumam se especializar em temas específicos.
Na UCP, essas ligas são organizadas por alunos de medicina e operam sob a supervisão da coordenação acadêmica. Atualmente, existem 54 ligas registradas na universidade.
Com frequência, realizam palestras, workshops, congressos e eventos de extensão, além de atividades práticas que complementam o aprendizado teórico adquirido em sala de aula.
A Dra. Márcia VillaAlta, da coordenadoria de Extensão Universitária da UCP, destaca que as Ligas se formam por meio de um processo seletivo; aqueles interessados passam por uma avaliação inicial e, se aprovados, avançam para a segunda etapa que consiste em uma entrevista.
Márcia VillaAlta destaca que se envolver em ligas acadêmicas pode ser uma ótima chance para expandir o conhecimento, estabelecer conexões profissionais e participar de projetos de pesquisa e extensão.
Essas ligas desempenham um papel importante e podem ser uma forma eficaz de aprimorar habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação, que são fundamentais no ambiente profissional. A interação com professores e especialistas também contribui para enriquecer a formação dos alunos, proporcionando uma compreensão mais abrangente sobre suas áreas de interesse.