Home Bastidores Tarcísio retira o nome de Che Guevara de assentamento do MST

Tarcísio retira o nome de Che Guevara de assentamento do MST

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Novo nome será em homenagem a Irmã Dulce.

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a alteração do nome de um assentamento de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Mirante do Paranapanema, no oeste de São Paulo. O nome do assentamento, que foi estabelecido em 1991, era Che Guevara.

De acordo com publicação no Diário Oficial do estado, desta terça-feira (26), o novo nome será Projeto de Assentamento Irmã Dulce.

– Considerando ser de notório conhecimento que a sra. Maria Rita Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi uma mulher que dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados, sendo assim uma figura que tanto contribuiu com o país e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz – justificou a portaria, assinada pelo diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Guilherme Piai.

– Antes o nome de um revolucionário cubano. Agora de uma santa brasileira que dedicou sua vida a obras de caridade – escreveu Piai em sua rede social.

O MST reagiu à mudança, a qual chamou de “arbitrária e antidemocrática”, e enalteceu o guerrilheiro cubano.

– Che Guevara é precursor de lutas socialistas e símbolo de organização de massas pela mudança da realidade de exploração sob a qual os mais pobres vivem. É com base nessas ideias que as famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem terra possuem identificação política com o legado de Che Guevara, que inspirou a nomeação do assentamento logo e inspira a luta pela continuidade da melhores condições de vida no campo até os dias de hoje – escreveu o movimento em seu site.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?