Home Bastidores “STF não é ativista, e cumpre a Constituição” diz Carmen Lúcia

“STF não é ativista, e cumpre a Constituição” diz Carmen Lúcia

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Ela repetiu as palavras do presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu as críticas segundo as quais a Corte tem se comportado com ativismo e ido além do que dispõe a lei. As declarações da magistrada foram feitas, nesta terça-feira (14), no seminário O Papel do Supremo na Democracia, realizado pelo Estadão e pela Universidade Mackenzie.

Na ocasião, a ministra repetiu as palavras do presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, que no mesmo evento ontem negou que a Corte aja pautado pelo ativismo.

– O STF não é ativista, mas cumpre a Constituição – rebateu a ministra.

Ela também acrescentou que o STF atua por provocação e que não pode deixar de dar respostas às demandas dos jurisdicionados e da sociedade como um todo.

Cármen Lúcia disse ter sido questionada, até com certa frequência, por pessoas sobre o porquê de o STF estar, na avaliação dessas pessoas, tomando decisões que vão além do que estabelece a Constituição, que nunca leram a Carta Magna.

Com informações: AE

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?