A situação precária de estradas e ponte na região pantaneira representa uma dificuldade a mais para ser enfrentada pelos produtores rurais. Para garantir a chegada dos insumos nas propriedades e o escoamento da produção e rebanhos, o deputado Zé Teixeira (PSDB) reivindicou esta semana obras emergenciais para a região.
O parlamentar solicitou obras de manutenção nas rodovias MS-168 e MS-423, no trecho conhecido como “Estrada do Aterro”, nos municípios de Corumbá e Rio Verde de Mato Grosso. A estrada é a única opção para o tráfego de caminhões boiadeiros e está em situação precária de conservação.
“Em função dos prejuízos com o desgaste dos caminhões, os condutores e as transportadoras estão se recusando a fazer o escoamento da produção local, incluindo o transporte do gado até o recinto de leilões na divisa dos pantanais da Nhecolândia e do Paiaguás”, explica.
A “Estrada do Aterro”, desde seu início na ponte do Rio Taquari, na MS-168, recebe aproximadamente 5 mil animais por mês em comitivas pantaneiras e serve como ponto de escoamento das fazendas vendedoras para os compradores até a Serra da Alegria, na MS-423.
O deputado Zé Teixeira também solicitou providências urgentes do Governo do Estado para a reconstrução da ponte de madeira sobre o Rio Naitaca, na rodovia MS-195, entre os municípios de Porto Murtinho e Corumbá.
“Recebemos reivindicações de produtores rurais da Região do Nabileque que pediram a reconstrução da ponte de madeira atingida por um incêndio. A via é essencial para a pecuária local, permitindo a retirada do gado e o abastecimento das propriedades rurais durante todo o ano”, explica o deputado.
Desta forma, a ponte danificada impossibilita a passagem dos caminhões e carretas que fornecem insumos às propriedades e transportam os animais. “Ressaltamos a importância da pecuária naquela região, atividade que tem contribuído para o desenvolvimento e a história de Mato Grosso do Sul, sem contar o incremento atual ao turismo no Pantanal”, destaca Zé Teixeira.