Home Agronegócio Sanidade Animal – 22 de dezembro é prazo final para declaração de vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose

Sanidade Animal – 22 de dezembro é prazo final para declaração de vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose

por Alexandro Zinho
Compartilhe

A campanha, que encerrou-se no último dia 15 no Estado de São Paulo, estabeleceu que bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses deveriam receber a dose do imunizante.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), informa que o produtor rural tem até o dia 22 de dezembro para declarar a vacinação contra a Febre Aftosa em seu rebanho. A campanha, que encerrou-se no último dia 15 no Estado de São Paulo, estabeleceu que bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses deveriam receber a dose do imunizante.

A declaração deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet clicando aqui, preencher e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima. Acesse nossos endereços em Link. https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/

Além dos bovídeos que foram vacinados é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (171,30 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESP’s (102,78 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 34,26 reais para o ano de 2023.

Mais informações estão disponíveis no site. https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-erradicacao-da-febre-aftosa-peefa/&cod=4

Brucelose

Assim como a Febre Aftosa, o prazo para a declaração da vacinação contra a Brucelose no GEDAVE também é 22 de dezembro. A campanha, que chegou ao fim no dia 15 de dezembro de 2023, estabeleceu que produtores vacinassem as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses de idade.

O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural. O prazo para apresentar o certificado de vacinação nos laticínios e outros estabelecimentos de processamento de leite encerra-se na mesma data.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDA

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?