Home Agronegócio Riedel ressalta progresso da agropecuária por meio da tecnologia em MS

Riedel ressalta progresso da agropecuária por meio da tecnologia em MS

by Alexandro Zinho
Compartilhe

De acordo com o governador, esse progresso se integra à tecnologia, pesquisa e consciência ambiental.

Durante a abertura da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária), o governador Eduardo Riedel elogiou o desenvolvimento do setor agropecuário do Estado, enfatizando a importância da tecnologia, ciência e pesquisa, em harmonia com a consciência ambiental.

A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

“No nosso Estado, contamos com uma robusta rede de ciência e tecnologia aplicada à produção, o que nos traz confiança para avançar, com sistemas cada vez mais eficientes. Criamos uma agenda totalmente atual, incluindo a otimização do balanço de carbono em nossos sistemas produtivos”, declarou o governador.

Riedel ressaltou que existe no Estado uma linha de trabalho que junta a competência dos produtores, políticas públicas e uso da tecnologia no campo que faz a diferença. “Produzimos bem, produzimos muito, com absoluta consciência ambiental. Estamos inseridos na principal agenda global, que é a segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, com um grande ativo em nossas mãos”, completou.

A Dinapec começou nesta segunda-feira (24) e segue até dia 26 de março. A feira tecnológica bienal da Embrapa tem como objetivo levar aos produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne, os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, tecnologias, conhecimentos e serviços.

Neste ano está inserido em sua programação o primeiro Fórum Pré-COP 30, abordando a “Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil”. Esta discussão ocorre no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, enquanto que a feira segue em uma área de 30 hectares na Embrapa Gado de Corte.

“Idealizamos uma programação diferente da nossa tradicional Dinapec, acrescentando este fórum (Pré-COP 30) já no primeiro dia, tendo como tema a pecuária como parte da solução. Depois continuaremos nossas atividades nos próximos dias na sede da Embrapa. Nosso objetivo é colocar à disposição dos participantes os mais recentes resultados de pesquisa, inovação, tecnologias e novos conhecimentos”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.

O evento é realizado pela Embrapa, tendo a co-realização do Governo do Estado, por intermédio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). “Excelente oportunidade para atualização de conhecimento técnico, ampliação de redes de negócios. Nada disto poderia sequer ter sido planejado não fosse a prontidão do Governo do Estado em aprovar nossa proposta”, descreveu Nascimento.

O superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, citou que Mato Grosso do Sul é destaque no setor. “MS sai na frente em muitas vertentes atuais, sendo uma realidade no Brasil. Temos que firmar uma posição da pecuária brasileira no mundo, que é respaldada na ciência e tecnologia, fazendo parte da nossa economia, com sustentabilidade”.

Durante a abertura do evento foi assinado entre as instituições um convênio que reforça a cooperação técnica e compromisso com a inovação do setor (agropecuário) e apresentado um aplicativo para exames andrológicos de bovinos, que é crucial para qualidade do rebanho. A nova ferramenta poderá ser adequada às demais espécies, sendo uma contribuição singular à pecuária nacional.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?