Home Malagueta Pupilo de Murilo, Sartori cria faculdade para concorrer com Unigran

Pupilo de Murilo, Sartori cria faculdade para concorrer com Unigran

por Marcos Santos
Compartilhe

Durante anos e anos o professor Henrique Sartori de Almeida Prado, que até o começo do mês era secretário municipal de Governo na Prefeitura de Dourados, foi visto e tratado como pupilo de Murilo Zauith e um dos nomes que estariam, inclusive, sendo trabalhado para atuar nas empresas do ramo educacional do vice-governador. Certamente o Prof. Dr. Satori pegou gosto pelo ramo, tanto que acaba de criar a Faculdade da Fronteira Oeste (Unifron), que será uma concorrente direta do Centro Universitário da Grande Dourados no curso que é a menina dos olhos da Unigran: Direito. O primeiro vestibular da Unifron está agendado para o dia 17 de fevereiro de 2023, das 14h às 18h, na sede da faculdade e nos polos de apoio conveniados, oferecendo 100 vagas para o curso de Direito; 1000 vagas para Gestão Pública, na modalidade EAD, e outras 500 vagas Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, também na modalidade EAD. Além do vestibular presencial, a Unifron fará Processos Seletivos Agendados nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2023, das 19h às 22h e nos dias 1 e 2 de março, das 19h às 22h, na sede da faculdade e nos polos. Detalhe: apesar de estar devidamente instituída, com Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) registrado no Ministério da Educação, e com o Edital de Vestibular 001/2023 definido, a Unifron ainda não informa os números das portarias do MEC/Seres que reconhecem os cursos que serão oferecidos em 2023. A faculdade do Sartori vai funcionar na Rua João Rosa Góes, número 1.760, Vila Progresso, em Dourados, no mesmo prédio onde hoje está localizado o Colégio Elite, em frente ao antigo Ceud. Outro detalhe: o coordenador do Curso de Direito da Unifron é o Prof. Dr. Paulo César Nunes da Silva, que hoje ocupa o cargo de Procurador-Geral do Município na Prefeitura de Dourados. Mais um detalhe: o coordenador do Curso de Gestão Pública é o Prof. Me. Wellington Henrique Rocha de Lima, atual secretário municipal de Governo da Prefeitura de Dourados e que até dias atrás era o Chefe de Gabinete de Henrique Sartori e Diretor do Departamento de Gestão Institucional da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Dourados. O secretário de Governo também acumula a função de Coordenador do curso de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais da Unifron. A Faculdade da Fronteira Oeste tem como mantenedora a HS Educacional Ltda, empresa que foi constituída pelo próprio Henrique Satori sob a natureza jurídica de sociedade empresária limitada, com o objetivo criar e manter estabelecimento de ensino em nível superior (graduação e Pós-graduação), além de outras atividades de caráter educacional. Resta saber como Murilo Zauith vai reagir a decisão do seu pupilo de investir numa área de concorrência direta, mas pela opção do vice-governador de apoiar a candidatura do vice-prefeito Dr. Guto (Podemos) a deputado federal em detrimento da aventura política de Sartoni, é muito provável que o vice-governador já estivesse com a pulga atrás da orelha.

Missão da Unifron

Na apresentação que faz da sua Faculdade da Fronteira Oeste, Henrique Satori anuncia que vai oferecer educação transformadora, de qualidade, inovadora e que inclua todas as pessoas que buscam uma preparação de excelência para sua inserção profissional. Ele destaca que a Unifron nasce visando em sua trajetória ser reconhecida através de seus indicadores acadêmicos e pela a inserção profissional de seus egressos como a melhor instituição de ensino superior da região, bem como, se posicionar como um importante e reconhecido centro de formação nacional. O comando da Unigran deve ter ficado emocionado com essa promessa de ser a “melhor instituição de ensino superior da região”. Vai vendo!

Docentes da Unifron

Na apresentação da Unifron, Sartori não tem preguiça em vender sonho: “Com o seu corpo docente arrojado, novo e integrado com o que há mais de atual nos campos de formação que serão ofertados pela faculdade, a Unifron já nasce com um DNA pedagógico diferente e arrojado, trazendo uma proposta nova de ensino, pesquisa e extensão, apresentando todas aquelas inovações que um dia, eu queria ter experimentado quando passei pelos bancos universitários e que agora, posso apresentar aos nossos futuros alunos”. Então tá…

Demissão Desvendada

Com o surgimento da Faculdade da Fronteira Oeste, fica desvendada a estranha demissão de Henrique Sartori de Almeida Prado da Secretaria Municipal de Governo, onde era tido como homem de confiança do prefeito Alan Guedes. Também fica desvendado os esforços que Sartori fez para colocar Wellington Henrique Rocha de Lima como sucessor dele na pasta. Ao mesmo tempo, fica desvendado todo apoio que o Procurador-Geral da Prefeitura de Dourados, Paulo César Nunes da Silva, dedicou à nomeação de Wellington Henrique Rocha de Lima. Todos estão no mesmo projeto, com os mesmos desafios e objetivos.

Fiscal da CPI da Robótica

Veja essa: sem conseguir a indicação para o cargo de Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a compra de kits de robótica pela Prefeitura de Dourados, o vereador Márcio Pudim (PSDB) compareceu à primeira reunião dos membros da CPI e anunciou ao presidente Fabio Luis (Republicanos), ao vice-presidente Rogério Yuri (PSDB) e ao Relator Cemar Arnal (Solidariedade) que ira criar uma comissão para acompanhar os trabalhos da CPI da Robótica e disse que não aceitaria qualquer ingerência nas investigações. Alguém precisa avisar ao presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto, que o Regimento Interno tem que ser reformado com urgência para se instituir o cargo-função de Fiscal de CPI.

Prefeito Investigado

O ferro entortou lá pelas bandas de Ivinhema. O prefeito Juliano Ferro, que na verdade se chama Juliano Barros Donato, acaba de ganhar um Inquérito Civil novinho do Ministério Público Estadual (MPE). O promotor de Justiça Daniel Do Nascimento Britto, mandou instaurar o inquérito número 06.2022.00000327-9, para investigar ilegalidade na promoção pessoal do prefeito Juliano Ferro utilizando-se de recursos públicos. O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ivinhema destacou que todos os órgãos da Administração Pública se encontram submetidos à plena observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, de forma que o prefeito não pode seguir usando dinheiro do contribuinte para se promover.

Prefeito Enquadrado

O promotor de Justiça Daniel Do Nascimento Britto destacou que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, imparcialidade e de legalidade, e, notadamente que praticar, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, ato de publicidade que contrarie o disposto no § 1º do art. 37 da Constituição Federal, de forma a promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos, de programas, de obras, de serviços ou de campanhas dos órgãos públicos.

Prefeito Exibido

O promotor alerta que o Juliano Barros Donato fez inúmeras e reiteradas publicações no endereço eletrônico da Prefeitura de Ivinhema divulgando inauguração de obras, aquisição de bens para o município, entre outros, nas quais é claramente enaltecido o chefe do Executivo, em notória promoção pessoal, tendo o nome destacado no título de várias reportagens, bem como ao longo do texto, além da circulação de diversas fotografias de do prefeito portal oficial e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Ivinhema. Preventivamente, o promotor de Justiça Daniel Do Nascimento Britto recomendou que Juliano Barros deixe de divulgar e impeça a divulgação, por meio do site oficial do município ou de qualquer outro meio de comunicação social, nomes, símbolos ou imagens que caracterizem sua promoção pessoal ou de qualquer outro servidor público. Vai vendo!

Faxina na Promoção

O promotor mandou ainda que o prefeito deixe de divulgar e impeça a divulgação, por meio do portal oficial do município, ou de qualquer outro meio de comunicação social, de publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos público que não tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social. Por fim, cobra a retificação ou retirada de toda e qualquer notícia veiculada no portal oficial do município ou de qualquer outro meio de comunicação social, que contenha seu nome, imagem ou símbolo pessoal, ou de qualquer outro servidor público, no prazo de 10 dias. Tomou?

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?