Home Bastidores Projeto de Neno Razuk que aponta diretrizes para estimular o turismo de pessoas com deficiência é aprovado e segue para sanção

Projeto de Neno Razuk que aponta diretrizes para estimular o turismo de pessoas com deficiência é aprovado e segue para sanção

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Para estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com deficiência foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 349 de 2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL). O projeto teve apenas uma emenda, já que anteriormente era destinado a pessoas TEA (Transtorno do Espectro Autista) e ficou mais abrangente. A proposta agora segue para sanção do governador Eduardo Riedel.

“São diretrizes para estimular o turismo para que sejam desenvolvidas políticas, programas e ações que promovam o turismo acessível e inclusivo, além de parcerias com o setor turístico, com organizações da sociedade civil e com entidades especializadas. Todos gostam de viajar e é preciso promover o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA, para melhorar a qualidade de vida”, destaca o parlamentar.

As diretrizes incluem as seguintes medidas: adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; promoção de atividades que considerem as especificidades das pessoas com deficiência, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras, e capacitação de profissionais do setor turístico em relação às deficiências e às práticas inclusivas.

No projeto há ainda diretrizes como a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com TEA, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; a promoção de atividades turísticas que considerem as características e preferências das pessoas com TEA, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras e a capacitação de profissionais do setor turístico em relação ao TEA e práticas inclusivas.

“Pessoas viajam por diversos motivos e o turismo promove recreação, descanso, cultura, lazer, e pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social. O projeto além de fomentar o turismo em nosso Estado também incentiva os familiares dessas pessoas a viajarem pelo Estado”, justifica Neno Razuk.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?