O contabilista Paulo Roberto Campione, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) abriu a caixa de ferramenta para responder o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que no dia anterior insinuou que a entidade ficou inerte nos 6 anos em que o Aeroporto Regional de Dourados está fechado para reformas. O deputado se manifestou após a Malagueta denunciar com exclusividade que os engenheiros do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIEC) e do 2º Batalhão Ferroviário do Exército em Araguari (MG), que iniciaram as obras de construção da nova pista, não se preocuparam em realizar um estudo geológico do solo e que, em razão disso, a nova pista do Aeroporto de Dourados está apresentando ondulações em grande parte e com infiltrações em outras. No mesmo dia, Geraldo Resende bateu às portas do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para entregar ao ministro Márcio França, o ofício número 055/2023, pedindo o envio urgente de equipe para vistoriar as obras da pista e esclarecer o que realmente está ocorrendo no Aeroporto Regional de Dourados. O deputado também está oficiando o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que apurem as informações divulgadas pela Malagueta. Contudo, ao ser entrevistado por um jornalista de Dourados, o deputado criticou parte das autoridades políticas e das entidades de classe pelo que ele chamou de falta de ação para cobrar a conclusão das obras que se arrastam desde 2017.
Solução Sonegada
O interessante é que a nota oficial assinada pelo contabilista Paulo Roberto Campione é firme contra Geraldo Resende e com certa razão, mas em nenhum momento a mesma Aced se manifestou cobrando do Exército Brasileiro uma posição sobre as informações que a inauguração do Aeroporto Regional será adiada mais uma vez porque a pista precisará de correção, isso se as obras não tiverem que ser refeitas do zero. O fato é que esse bate boca entre Aced e um deputado federal em nada vai ajudar na solução desse problema aeroviário, pelo contrário, serve apenas de cortina de fumaça para encobrir a situação.
Resposta de Geraldo
Ao tomar conhecimento da nota assinada pelo presidente da Aced, Geraldo Resende minimizou a importância do conteúdo crítico e deu de ombros para Paulo Campione. Entrevistado pelo jornalista José Henrique Marques, da Folha de Dourados, o deputado foi enfático: “Eu, minha equipe daqui e de Brasília, governador Eduardo Riedel e seus secretários estaduais da área, ministro Marcio Franca e sua equipe do ministério e da Secretaria de Aviação Civil e o Exército Brasileiro sabemos do trabalho feito desde 1.° de fevereiro de 2023, quando retornamos a Brasília para exercer o 6.° mandato de deputado federal pelo Mato Grosso do Sul. O resto…”
Reação de Campione
Na nota, Paulo Campione afirma que “no início de maio, a Aced, entendendo a angústia dos douradenses, se manifestou através das mídias sociais, expondo o transtorno na demora, dos prejuízos imensos que Dourados está tendo, e clamou aos órgãos e políticos do MS, com a máxima urgência, atenção e recursos para acelerar a execução e conclusão das obras”. Segundo ele, no dia 05 de maio de 2023 foram liberados R$ 13 milhões que faltavam para a obra. “Não tem pai da criança como o referido deputado relata. O senhor prefeito, em todas as vezes que tratou este assunto com a Aced, sempre enalteceu a bancada federal, como nossos senadores na solução desta demanda”, enfatizou Campione.
Capítulo da Novela
O presidente da Aced narrou ainda que no dia 7 de julho recebeu o coronel Vasconcellos, oficial do Exército responsável pela obra, quando foi informado que a inauguração do aeroporto ocorreria na segunda quinzena de novembro de 2023, portanto, daqui 3 meses. Hoje a coluna apurou que o prazo de 7 de agosto não seria para entrega das obras, mas apenas para a entrega do projeto técnico do Terminal de Cargas, de Embarque e Desembarque, que ficou sob a responsabilidade do Governo do Estado. Agora pensa comigo: se o projeto será entregue dia 7 de agosto, como o Aeroporto Regional será inaugurado na segunda quinzena de novembro, como prometeu o coronel Vasconcellos?
Porrada no Geraldo
O fato é que ao responder a crítica do deputado, Paulo Campione bateu pesado: “Quando o senhor deputado Geraldo Resende fala que Dourados ficou por 4 anos sem ter deputado federal é bom lembrar que na eleição de 2018 o mesmo ficou na primeira suplência, e, com a ida da deputada Tereza Cristina para o Ministério da Agricultura e Pecuária no governo Bolsonaro, a vaga em consequência seria dele, que assumiu apenas por 2 dias e se licenciou, passando a vaga para a deputada federal eleita por Corumbá, Bia Cavassa. O Senhor deputado deve explicar para o douradense tal atitude”. Nesse ponto, Campione está coberto de razão!
Paternidade Estendida
Em outro trecho, Campione pegou ainda mais pesado com Geraldo: “Ao usar os recursos de plataformas sociais dos quais dispõe e a facilidade que um bom mandato federal lhe permite, o senhor deputado não tem, em contrapartida, o direito de se achar o paladino da coisa pública, o dono da verdade e nem o pai de tudo o que se faz por Dourados”. E a metralhadora giratória não parou: “Nossa cidade dispõe de outros agentes políticos, igualmente recompensados com o voto do douradense, como os deputados Marcos Pollon, Vander Loubet, Luiz Ovando, Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Camila Jara, além do governador Eduardo Riedel e o vice, o douradense Barbosinha e os três senadores, Tereza Cristina, Nelsinho Trad e Soraya Thronicke. Faça a sua parte, Excelência!”.
Rotunno nega Intimação
O promotor Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, entrou em contato na noite de ontem com a Malagueta para afirmar que não intimou o administrador do grupo de WhatsApp “Pronto, Falei” para que apresentasse o conteúdo dos ataques proferidos contra ele pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB). “A coluna de hoje (ontem) narra que eu intime o administrador do grupo de WhatsApp para que prestasse esclarecimentos e apresentasse as mídias, bem como prints das afirmações feitas pela deputada Lia Nogueira, mas quero registrar que não intimei ninguém, não conheço o administrador do grupo e desconheço que isso tenha ocorrido”, enfatizou Ricardo Rotunno. Nota da Malagueta: a informação que teria sido intimado pelo promotor Ricardo Rotunno partiu do próprio administrador do grupo “Pronto, Falei”, Reginaldo Ita.
Inquérito na Prefeitura
A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Nova Alvorada do Sul instaurou o Inquérito Civil número 06.2023.00000494-9 para investigar a Política Orçamentária e Financeira da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul. Nas padarias do município a conversa era uma só ontem: “o nosso prefeito está fazendo tantas obras, mas tantas obras, que até o Ministério Público Estadual quer saber de onde sai tanto dinheiro, já que antes nada era construído e ainda faltava dinheiro”. Piada pronta!
Moral do Procurador
O procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos, foi reconduzido ao cargo de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2023-2025. A aprovação, no Plenário do Senado, do nome do membro representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul ocorreu ontem. O portal do MPE informa que os Conselheiros são nomeados pelo presidente da República para mandatos de dois anos e tomarão posse perante o presidente do CNMP.