Levantamento realizado nos dias 1 e 2 de abril, junto a 400 eleitores de todas as regiões do município, aponta que pré-candidato apoiado pelo atual prefeito é o preferido dos eleitores tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.
O vice-prefeito de Itaporã, Roberto Marsura (PSDB), é o preferido pelos eleitores na disputa pela sucessão do prefeito Marcos Paco (PSDB). É o que aponta o levantamento realizado pela Informa Comunicação e Pesquisa, inscrita no CNPJ sob o número 07.817.184/0001-26 e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MS-09666/2024. Ao perguntar aos eleitores, na pesquisa espontânea, “se as eleições para prefeito de Itaporã fossem hoje, em quem você votaria?”, a resposta foi 19,5% em Roberto Marsura, contra 14,8% em Tiago Carbonaro (PP). Chama a atenção o fato de faltando pouco mais de 6 meses para as eleições, exatos 53% dos eleitores não saberem em que votar, enquanto 5,3% responderam que não votariam em ninguém.
Em terceiro lugar ficou Marco Loco (PT), com 2,5% das intenções de voto, seguido por Edilson Bigatão (PL) com 2%, Carlinhos (União Brasil) com 1,5%, Stanley Gonela aparece com 0,5% da preferência dos eleitores e Cascatinha com 0,3% das intenções de voto. Foram realizadas 400 entrevistas nos dias 1 e 2 de abril, em todas as regiões da cidade e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.
Na pesquisa estimulada, que é quando o entrevistador apresenta ao eleitor um disco com os nomes dos possíveis candidatos, o resultado para a pergunta “Se as eleições para prefeito de Itaporã fossem hoje, e os candidatos agora fossem esses, em quem você votaria?” foi o seguinte: 31% disseram que votariam em Roberto Marsura, 25,8% que declararam voto em Tiago Carbonaro. Nesse cenário, exatos 17,5% disseram que não sabe ou não respondeu, enquanto 7,3% responderam que votariam branco ou nulo.
Ainda na pesquisa estimulada, em terceiro lugar aparece Marco Loco com 8% das intenções de voto, seguido por Carlinhos com 5,5% e Edilson Bigatão com 5% das intenções de voto. Os nomes de Stanley Gonela e Cascatinha não pontuaram na pesquisa estimulada. Os eleitores foram distribuídos por sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, tendo sido entrevistados apenas eleitores com 16 anos ou mais.
Os entrevistados foram escolhidos com base em quotas proporcionais, considerando gênero (48% masculino, 52% feminino); faixa etária (12% entre 16 e 24 anos, 19% entre 25 e 34 anos, 19% entre 35 e 44 anos, 26% entre 45 e 59 anos, 24% com mais de 60 anos); nível de escolaridade (10% analfabeto/lê e escreve, 25% ensino fundamental incompleto, 6% ensino fundamental completo, 16% ensino médio incompleto, 24% ensino médio completo, 6% ensino superior incompleto e 13% ensino superior completo); e nível econômico (26% sem rendimento ou com renda até 1 salário mínimo, 30% de 1 a 2 salários mínimos, 31% de 2 a 5 salários mínimos, 13% mais de 5 salários mínimos).
APROVAÇÃO DE PACCO
Os entrevistadores do Informa Comunicação e Pesquisa também fizeram a seguinte pergunta aos 400 eleitores: “Qual é a sua avaliação a administração do prefeito Marcos Pacco até o momento?” Exatos 47,5% dos entrevistados classificaram a gestão Marcos Pacco como boa, enquanto 15,5% classificaram como ótima, com soma de 63% de avaliação positiva. Outros 6,5% não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 23,5% classificaram a gestão como regular e 3,8% como ruim. Apenas 3,3% disseram que a administração atual é péssima.
Os pesquisadores também fizeram a seguinte pergunta: “De uma maneira geral, você diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito Marcos Pacco, até o momento?” Exatos 76,3% dos 400 entrevistados responderam que aprovam a Administração Marcos Pacco, enquanto apenas 13,3% responderam que desaprovam e 10,5% não souberam avaliar ou não quiseram opinar.
APROVAÇÃO DE RIEDEL
Em outra frente, os entrevistadores do Informa Comunicação e Pesquisa também fizeram a seguinte pergunta aos 400 eleitores: “Qual é a sua avaliação a administração do governador Eduardo Riedel, até o momento?” Exatos 38% dos entrevistados classificaram a gestão do governador Eduardo Riedel como boa, enquanto 13,% classificaram como ótima, com soma de 51% de avaliação positiva. Outros 16,8% não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 23,5% classificaram a gestão do governo do Estado como regular e 5% como ruim. Apenas 3,8% disseram que a administração do governador Eduardo Riedel é péssima.
Os entrevistadores também perguntaram: “De uma maneira geral, você diria que aprova ou desaprova a administração do governador Eduardo Riedel, até o momento?” Exatos 66% dos 400 entrevistados afirmaram que aprovam o governo do Estado, quanto 14,5% disseram desaprovar o governo Eduardo Riedel e 19,5% responderam que não sabiam avaliar ou não quiseram opinar. As 400 entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros e distritos de Itaporã, nos dias 1 e 2 de abril: BNH, Centro, Cohab, Piraporã, Santa Terezinha, Montese, Lagoa, Pedra Bonita, Coimat, Nova Era/Vitória, Porciúncula, Carumbé, Irmã Daniela, Pioneira I e II, União, Santa Maria e Rodeline. O estatístico responsável da Informa Comunicação e Pesquisa é Guilherme Alvarenga Maia, registrado no CONRE sob o número 10699.