Home Bastidores POLÍTICA: Lula mente sobre a prova do Enem e infla números da fome

POLÍTICA: Lula mente sobre a prova do Enem e infla números da fome

by Alexandro Zinho
Compartilhe

O petista falou em 735 milhões de crianças com fome e criticou gastos com a guerra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu alguns erros nesta terça-feira (14) durante transmissão ao vivo do Conversa com o Presidente Lula. Uma das falas controversas foi sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O petista declarou que este ano não houve intercorrências com a prova e que o exame “foi feito sem nenhum problema. Mas não é verdade.

A Polícia Federal (PF) apura o vazamento de imagens da prova nas redes sociais. No dia 5 de novembro, primeira parte da prova, fotos dos cadernos passaram a circular nas redes assim que se iniciou a prova.

Foi o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) quem acionou a PF para investigar o caso. A investigação conseguiu encontrar oito pessoas em vários estados que teriam compartilhado imagens da prova.

Além disso, outra intercorrência do Enem 2023 foi o teor de três questões que criticam o agronegócio brasileiro. Por conta dessas perguntas, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que possui 347 congressistas, quer que os itens sejam anulados e que o ministro da Educação, Camilo Santana, preste esclarecimentos em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

FOME NO MUNDO
Em outra parte da transmissão, enquanto criticava as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas, Lula falou dos gastos com a guerra e disse que há 735 milhões de crianças com fome no mundo.

– Quanto dinheiro jogado fora, quanto dinheiro gasto numa guerra quando nós temos 735 milhões de crianças passando fome no mundo – falou o presidente brasileiro.

O número, porém, não é verdadeiro. Os 735 milhões são pessoas em situação de pobreza extrema que sofrem com a fome em todos os países, não apenas crianças como o petista afirmou.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?