Home Bastidores Pedido de impeachment contra Dino é protocolado na PGR

Pedido de impeachment contra Dino é protocolado na PGR

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Parlamentares de oposição acusam ministro de fraude processual e crime de responsabilidade.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, se tornou alvo de um pedido de impeachment protocolado por parlamentares de oposição, nesta segunda-feira (4). A representação considera que há “fortes indícios” de que o titular da pasta tenha apresentado “conduta ativa para a exclusão das imagens” gravadas no 8 de janeiro, na sede da Justiça, o que implicaria “fraude processual”.

O texto ainda sustenta que Dino teria cometido crime de responsabilidade ao retardar ou impedir que a Força Nacional protegesse a Esplanada dos Ministérios no dia da invasão.

O pedido foi protocolado pelo deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) na Procuradoria Geral da República (PGR). Nele, o parlamentar afirma que a ação do ministro “permitiu que se perpetrassem crimes contra a segurança interna, quais sejam, Crimes Contra o Estado Democrático de Direito, nos termos das denúncias oferecidas pelo MPF em face dos manifestantes”.

– Assim, Dino praticou crime de responsabilidade – acusou Bilynskyj.

Apesar de reiterados pedidos da CPMI do 8 de janeiro, o ministro não enviou as imagens do dia da invasão em sua totalidade, argumentando que essas foram perdidas devido à limitada capacidade de armazenamento. Dino afirma que se trata de “um problema contratual”, pois a empresa responsável não é obrigada a manter os registros das câmeras depois de um tempo determinado.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?