O vereador Daniel Junior (Patriota) precisou usar a força física na tarde de domingo para garantir a eleição do assessor dele, Marcelo Garcia, para a presidência da Associação de Moradores do Jardim Água Boa, um dos bairros mais populosos de Dourados. Ocorre que a tal eleição foi marcada por confusão desde as primeiras horas de votação, com denúncia de transporte ilegal de eleitores; de moradores de outros bairros que foram votar no assessor do vereador; de menores de 16 anos votando e até, pasmem, de compra de votos. O mais grave é que a União Douradense das Associações de Moradores (Udam) que deveria colocar ordem no barraco, simplesmente lavou as mãos para a confusão e no fina do dia surgiu a denúncia de fraude na eleição. É mole? A prova que Dourados não é para amadores está no resultado final do pleito: na lista de votantes, constam exatas 1.054 assinaturas, ou seja, antes de depositar o voto na urna, o morador recebia a cédula e assinava o controle da votação que foi presidida por José Nunes de Souza, presidente da Udam, mas na apuração surgiram 1.112 cédulas, ou seja, 58 cédulas a mais, o que tira toda e qualquer lisura do processo. Diante da gritaria de fraude, o vereador Daniel Júnior, que viu seu pupilo receber 434 votos se insurgiu contra alguns adversários e exigiu que o resultado fosse homologado pela Udam. O segundo colocado recebeu 258 votos e o terceiro ficou com 199 votos, na eleição que foi disputada por 5 chapas e muita confusão, surgindo imagens de cédulas entregues pelos mesários já com o número da chapa preenchido. Ainda durante a eleição, que deveria ser estudada pela Nasa, surgiu a informação que um dos candidatos na residia não Jardim Água Boa e sim no Jardim Colibri e que muitos eleitores não comprovaram domicílio no bairro na hora de receber a cédula de votação. Na manhã de segunda-feira, após uma recontagem dos votos na sede da União Douradense das Associações de Moradores, o presidente José Nunes de Souza garante que achou as 58 assinaturas que faltavam para justificar as 1.112 cédulas nas urnas e afirmou que o resultado será homologado, ou seja, o assessor do vereador Daniel Júnior será empossado presidente da Associação de Moradores do Jardim Água Boa. A seu favor, o presidente da Udam usou o argumento que já realizou mais de 100 eleições para presidência de Associação de Moradores e nunca teve comprovada nenhuma fraude e enviou documentos à Malagueta comprovando que pediu apoio das forças de segurança e até da Polícia Federal para que a votação ocorresse de forma tranquila e com transparência.
Uemura na Política
Sem nomes para compor a chapa de deputado estadual depois da fusão do Democratas com o Partido Social Liberal (PSL), que criou o União Brasil, o vice-governador Murilo Zauith tem recorrido aos filiados que não deixaram a legenda na tentativa de convencê-los a entrar na disputa eleitoral. Uma das convidadas para debutar na política foi a empresária Maisa Uemura, que rapidamente se encantou com a possibilidade de chegar à Assembleia Legislativa já que a legislação eleitoral obriga os partidos a cederem 30% das candidaturas às mulheres e, ao mesmo tempo, determina que 30% dos recursos do Fundo Partidário também sejam investidos nas candidaturas femininas.
Candidatura da Maísa
O que era para ser uma grande jogada de Murilo Zauith acabou virando uma tremenda dor de cabeça, já que praticamente toda família Uemura se posicionou contrária à candidatura de Maisa Uemura por entender que a política partidária promoveria uma exposição que o clã julga desnecessária. Os irmãos tentam demover a empresária da ideia de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas os argumentos empregados por Murilo Zauith têm sido mais fortes que os apelos familiares. Resumo da opera: não convidem Murilo e os Uemura para um chá da tarde!
Time de Murilo Zauith
O vice-governador Murilo Zauith já escalou o time que vai comandar a Executiva Municipal do União Brasil em Dourados e trabalhar a candidatura da deputada federal Rose Modesto para o governo do Estado. A Executiva Provisória do partido formado pela fusão do Democratas com o PSL será comandada pelo vereador Creusimar Barbosa, fiel escudeiro de Murilo Zauith e que seguiu ao lado do vice-governador enquanto os demais eleitos pelo Democratas preferiram seguir outro rumo. Além de Creusimar Barbosa, a Executiva Municipal tem como vice-presidente o líder comunitário José Nunes de Souza; como secretária a advogada Andrea Anibal; e como tesoureira Danizete Capilé Cunha. Os membros da Executiva são Priscila Thronicke Rodrigues Figueiredo, Maísa Uemura, Paulo Barros da Silva, Luiz Carlos de Souza e João Vicente Chencarek.
Dr. Guto em Brasília
O vice-prefeito de Dourados, Dr. Guto, passou o dia de hoje em Brasília captando recursos para investimentos num Restaurante Popular, que servirá refeições a preços simbólicos dentro do programa de segurança alimentar, bem como para organizar um mutirão de cirurgias de cataratas beneficiando Dourados e região. Com apoio da deputada federal Rose Modesto (União Brasil) e da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) o vice-prefeito garantiu aporte imediato de R$ 1,5 milhão para operar 1.300 pacientes que aguardam na fila de cirurgias de cataratas, sendo 900 pacientes de Dourados e 400 da macrorregião. Pelo jeito, o pré-candidato a deputado federal Dr. Guto já está aprendendo o caminho das pedras. Vai vendo!
Jagunço da Safety
“Não compra briga que não é sua!”. Com essa frase o jagunço da Safety Segurança Privada, Jhonatan Fuadd Pereira Peris, tentou intimidar a Malagueta após ler a coluna de ontem informando que o juiz Alexandre Branco Pucci, relator da Ação de Justificação de Desfiliação Partidária cumulada com Perda de Cargo Eletivo número 0600216-98.2022.6.12.0000, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Campo Grande, acatou a petição inicial distribuída pelo advogado Rubens Ramão Apolinário de Souza e deu 5 dias de prazo para que a vereadora Lia Nogueira (PSDB), as Executivas Estaduais do PP e do PSDB expliquem as circunstâncias da desfiliação da vereadora.
Jagunço de Uniforme
Na foto do perfil pelo qual mandou o aviso à Malagueta, o jagunço aparece com uniforme da Safety Segurança Privada e a imagem também é ilustrada pela logomarca da empresa que pertence a um capitão da Polícia Militar. Jhonatan Fuadd Pereira Peris tem usado um grupo de WhatsApp para atacar a administração municipal e diversos políticos de Dourados, postura que certamente deve estar ajudando muito a Safety Segurança Privada a fechar contratos de prestação de serviço, já que um dos seus colaboradores prefere fazer papel de jagunço ameaçando jornalista que apenas noticiou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Funsaud Investigada Tem coisas que não mudam. Olha essa: o promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior, em substituição na 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, determinou a instauração do Procedimento Administrativo número 09.2022.00003143-1 para fiscalizar a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud) na adoção de medidas para regularização das inconsistências identificadas no dia 17/02/2022 no Hospital da Vida e que foram registradas pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul. O CRM/MS apurou diversos problemas na infraestrutura hospitalar e nas condições de trabalho não apenas dos médicos, mas dos demais profissionais de saúde. Vai vendo!