Home Bastidores O governo pretende capacitar 700 mil técnicos em ‘educação midiática’

O governo pretende capacitar 700 mil técnicos em ‘educação midiática’

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Visando promover consciência crítica e combater a desinformação.

Conforme revelado por Fábio Meirelles, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, nesta quinta-feira (23), o governo planeja formar 300 mil profissionais da educação e 400 mil profissionais da área da saúde em “educação midiática”, conforme estabelecido no Plano Plurianual 2024-2027.

– Com as organizações parceiras, a gente tem subido cursos no ambiente virtual de aprendizagem do MEC [Ministério da Educação], no Ava MEC, que é o ambiente mais adequado para oferecer as informações para os professores da educação básica. Também vamos ter cartilhas e guias. Tem também os 400 mil profissionais de saúde porque a gente sabe da desinformação do debate das vacinas. Precisamos ter os agentes de saúde como parceiros no combate à desinformação. Essa é uma estratégia que a gente vai desenvolver com o Ministério da Saúde – afirmou Meirelles.

Ele deu as declarações durante o Encontro Internacional de Educação Midiática, no Rio de Janeiro.

O diretor também anunciou a Olimpíada Brasileira de Educação Midiática, em parceria com instituições de ensino superior e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para mobilizar 400 mil estudantes de todo o Brasil. Segundo ele, serão alunos de escolas públicas e privadas.

– A Olimpíada nada mais é do que uma grande chamada de mobilização das escolas, dos estudantes, dos professores, do sistema de ensino para discutir o tema da educação midiática. A gente precisa trabalhar a educação midiática para que os estudantes tenham consciência da construção dos algoritmos, das plataformas, saibam checar a informação, entender qual é a fonte, não cair em desinformação, não multiplicar essa desinformação. É fundamental trabalhar todo esse letramento digital para a consciência crítica e cidadã dos estudantes – disse Meirelles.

Diante do domínio e da predominância da direita e dos conservadores no ambiente digital, a esquerda vem atuando em várias frentes a fim de neutralizar a expansão de seus adversários ideológicos e políticos. Essa iniciativa, por exemplo, é uma clara medida que cumpre tal finalidade. Cooptar jovens, adolescentes, desde a base e formá-los segundo a visão progressista.

Com informações: Agência Brasil

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?