Home Agronegócio Nuseed apresenta potencial de variedades Vertix para a produção de etanol em evento da Udop

Nuseed apresenta potencial de variedades Vertix para a produção de etanol em evento da Udop

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Empresa participa de maior congresso técnico de bioenergia do mundo, realizado em 02 e 03 de julho, em Araçatuba (SP).

O potencial das variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pela Nuseed, braço de melhoramento genético e inovação do grupo australiano Nufarm, para a produção de etanol será apresentado durante o 17º Congresso Nacional de Bioenergia. O evento, que será realizado em Araçatuba (SP), é organizado pela União Nacional de Bioenergia (Udop) e é considerado como o maior congresso técnico de bioenergia do mundo. A palestra “Nuseed Bioenergia – Cases Vertix” será proferida por Ricardo Bendzius, diretor de bioenergia em cana-de-açúcar da Nuseed no Brasil, em 02 de julho, às 10h20, na Sala Agronômica.

Durante a palestra, Bendzius apresentará as variedades de cana-energia desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético da empresa, único do Brasil direcionado ao desenvolvimento de variedades de cana-energia voltadas para ambientes restritivos, caracterizados por solos arenosos, com baixa fertilidade e déficit hídrico.

“Estamos muito felizes em participar mais uma vez desse evento, que reúne os principais atores do setor de bioenergia do Brasil, e apresentar soluções para a produção de etanol, um combustível limpo e renovável, em áreas desafiadoras. Nossas variedades atendem à demanda atual da indústria e serão muito importantes para as demandas que estão por vir na geração de biocombustíveis e bioeletricidade”, explica.

A Nuseed Brasil está no mercado brasileiro há mais de 20 anos e é especializada na produção, comercialização, importação e exportação de sementes e soluções para a produção de grãos, pastagens e silagem. Em 2022, a companhia adquiriu o programa de melhoramento genético de cana VERTIX da GranBio com o objetivo de desenvolvimento de variedades de cana-energia superiores para a produção de biomassa e etanol de segunda geração.

As variedades Vertix têm como característica a alta produção em ambientes restritivos para a cana-de-açúcar. Nestes ambientes desafiadores, a variedade Vertix 12, lançada em 2023, traz produtividade média 50% superior do que as canas convencionais, o dobro de número de cortes (8 cortes), 30% mais fibra para utilização na cogeração de energia e outras finalidades. “Desde a aquisição do programa em setembro de 2022, nós dobramos o número de usinas que assinaram contrato de licenciamento de 24 para 48 unidades”, comemora Bendzius.

Atualmente, 65% dos 10 milhões de hectares cultivados com cana no Brasil estão em ambientes com clima e condições de solo desfavoráveis. São áreas que, segundo Bendzius, não possuem vocação para a produção de alimentos, por isso, o cultivo de cana-energia seria uma alternativa rentável.

Até 2027, a empresa planeja investir R$ 75 milhões em pesquisa, inovação, prestação se serviços e em projetos inovadores para acelerar suas metas Netzero. “Isso colocará a empresa como a quarta maior companhia em termos de investimento em pesquisa e melhoramento genético para o setor sucroenergético no Brasil”, explica o executivo.

17º. Congresso Nacional de Bioenergia

A 17ª edição do Congresso Nacional de Bioenergia deve reunir os grandes players do mercado de bioenergia do Brasil para compartilhar as últimas tendências, conceitos e práticas. O evento tem como público profissionais de usinas e destilarias, acadêmicos, pesquisadores, fornecedores de cana-de-açúcar, executivos, diretores, cientistas e empresas de tecnologia e serviços.

SERVIÇO

Data: 02 e 03 de julho

Local: Universidade Paulista – Campus Araçatuba

Endereço: R. Baguaçu, 1939 – Panorama, Araçatuba (SP)

Informações: https://www.udop.com.br/congresso/

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?