Home Agronegócio Nuseed aborda inovações para a produção de cana em ambientes restritivos em evento do IAC

Nuseed aborda inovações para a produção de cana em ambientes restritivos em evento do IAC

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Nordeste Canavieiro está no radar da empresa, que planeja a adoção de suas variedades de cana-energia em 420 mil hectares no país.

As inovações para a produção de cana-de-açúcar em ambientes restritivos será o tema da palestra da Nuseed, braço de melhoramento genético e inovação do grupo australiano Nufarm, na Reunião Técnica Regional do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na região Nordeste. O evento, que acontecerá em 09 de julho, a partir das 8h, no Hotel Marinas de Maceió, vai reunir usinas e representantes do setor sucroenergético.

De acordo com Hugo Soriano, gerente de melhoramento da Nuseed, durante o evento, a empresa apresentará as vantagens de suas variedades de cana-energia nos ambientes restritivos, caracterizados por solos arenosos, de baixa fertilidade e com déficit hídrico. Nestas condições desafiadoras, as variedades Vertix, desenvolvidas pela empresa, apresentam produtividade média 50% superior as canas convencionais, o dobro do número de cortes (8 cortes), com um adicional de 30% mais açúcar e fibra por hectare.

A Nuseed mantém o único programa de melhoramento genético do Brasil voltado à produção de cana-energia e direcionado a ambientes restritivos. Atualmente, 65% dos 10 milhões de hectares cultivados com cana no Brasil estão em ambientes com clima e condições de solo desfavoráveis.

“Percebemos um movimento forte de expansão do setor no Nordeste Canavieiro, principalmente, em estados como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Este evento será uma oportunidade para mostrarmos para esses produtores o potencial da cana-energia em ambientes com déficit hídrico elevado, como ocorre nessas localidades”, afirma Ricardo Bendzius, diretor de bioenergia em cana-de-açúcar da Nuseed no Brasil.

Atualmente, na região Nordeste, usinas de Alagoas, Pernambuco e Paraíba testam as variedades Vertix da Nuseed. No Brasil, 48 usinas adotam os materiais desenvolvidos pela empresa, o dobro de parceiros em relação a 2022. “Para 2026, a meta é chegar a 80 usinas parceiras e isso também inclui a região Nordeste. Queremos que nossos materiais estejam em 420 mil hectares no Brasil”, explica Bendzius.

Reunião Técnica Regional do IAC

A Reunião Técnica Regional Nordeste é uma iniciativa do Programa Cana do Instituto Agronômico, órgão de pesquisa ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Esta é a segunda vez que o evento é realizado na região Nordeste e a primeira que acontece em Alagoas. Ao todo, sete reuniões como essa devem ocorrer nas principais regiões produtoras de cana do país.

O objetivo do evento é divulgar novas tecnologias para o setor sucroenergético e promover o encontro com empresas do setor da região.

SERVIÇO

Reunião Técnica Regional/2024 na região Nordeste

Data: 09/07/2024

Horário: 8h

Local: Hotel Marinas Maceió – Rua José Luiz Calazans, 30

Com informações: Assessoria de imprensa – Nuseed

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?