Home Bastidores No ano de 2021, Boulos declarou que a rachadinha é considerada “corrupção”

No ano de 2021, Boulos declarou que a rachadinha é considerada “corrupção”

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Ele impediu a cassação do deputado André Janones por ter praticado o mesmo ato pelo qual condenou.

Três anos antes de evitar a cassação do deputado federal André Janones (Avantes-MG) por suspeita de rachadinha, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) já havia se manifestado contra essa prática, classificando-a como corrupção passível de punição com prisão. Na época, ele apontou Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-assessor Fabrício Queiroz como responsáveis pelo crime.

“Rachadinha é corrupção. E isso é mais um motivo para Bolsonaro ir para a cadeia”, ele afirmou em postagem no X em 27 de outubro de 2021.

Nesta quarta-feira (5), contudo, Boulos apresentou um relatório na Comissão de Ética da Câmara se posicionando contra a cassação de Janones, que teve áudios vazados em que o parlamentar aparece pedindo parte do salário de funcionários para suas despesas de campanha.

Boulos argumentou que “não há justa causa” para cassar o mandato do parlamentar, visto que o ocorrido foi no mandato anterior, não no atual. Ele tratou como exclusividade do Judiciário a responsabilidade de punir o deputado, e disse que o seu relatório não entra no mérito se houve ou não a prática de rachadinha.

– A representação do PL traz fatos antes de o representado ser deputado federal. O Judiciário fará seu trabalho – afirmou.

OPOSIÇÃO

O arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi bastante criticado pelos parlamentares da oposição no X.

– O Conselho de Ética acaba de aprovar o relatório do Guilherme Boulos livrando o André Janones da cassação pelo caso da rachadinha. Boulos que era tigrão com o caso de rachadinha do Flávio Bolsonaro, mas agora é tchutchuca com o caso do Janones – escreveu Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Nikolas Ferreira, que fez um discurso crítico ao deputado investigado por rachadinhas, também se manifestou no X.

– Áudio com rachadinha já não é punido nessa casa. Vergonha – escreveu o deputado.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se pronunciou contra a decisão.

– Boulos libera rachadinha no Congresso, começando por isentar Rachones de punição.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?