Home Brasil Nelsinho Trad é eleito relator de comissão para apurar criminalidade na Amazônia

Nelsinho Trad é eleito relator de comissão para apurar criminalidade na Amazônia

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleitos para a presidência e vice-presidência.

A Comissão Temporária Externa Norte do Senado Federal, criada para acompanhar as investigações das mortes do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, foi instalada nesta manhã e definiu o Plano de Trabalho. 

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito, por aclamação, para ser o relator. Os parlamentares também escolheram Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (PT-ES) para presidência e vice-presidência. 

De acordo com Nelsinho, a comissão tem ainda, por objetivo, apurar as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na Amazônia. 

“Com vistas a garantir uma melhor atuação do poder público na região, fiscalizar as providências adotadas diante dos crimes recentes, apoiando a investigação  e a sua possível relação com o esquema de pesca ilegal e narcotráfico”, explicou.

O parlamentar também cobrou agilidade para o início das oitivas no Senado Federal. Ficou definido que a comissão vai ouvir as lideranças indígenas da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), o ministro da Justiça e o diretor da Polícia Federal já na próxima quarta-feira (22). 

“Enquanto presidente do Parlamaz (Parlamento Amazônico), trago as demandas dos parlamentares de oito países amazônicos que cobram esclarecimentos, assim como toda a sociedade. Queremos respostas,” afirmou Nelsinho.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?