Indicações de Lula foram feitas na tarde desta segunda-feira.
Depois do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi a vez de seu colega de Corte, Alexandre de Moraes, tecer elogios às indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Os nomes escolhidos foram, respectivamente, Flávio Dino e Paulo Gonet.
Moraes chamou os indicados de “grandes juristas” e classificou as escolhas de Lula como “sérias e republicanas”.
– O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria-Geral da República – escreveu Moraes em seu perfil no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (27).
– Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito – completou.
Lula anunciou os dois nomes depois de conversas com os indicados e outros auxiliares no Palácio da Alvorada na manhã desta segunda. O anúncio, que demorou cerca de dois meses para ocorrer, foi feito também antes de o presidente embarcar para Riade, capital da Arábia Saudita, em viagem que também incluirá Doha (Catar), Dubai (nos Emirados Árabes, onde será realizada a Conferência do Clima) e Berlim (Alemanha).
Os dois nomes serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após essa etapa, os nomes são submetidos ao plenário da Casa.