As agências vencedoras foram reveladas antes do término do processo de licitação; saiba mais.
Parlamentares filiados ao Novo protocolaram, nesta sexta-feira (26), uma representação contestando a megalicitação conduzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) durante o governo Lula, que beneficiou quatro agências ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT). O pedido foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de anular o processo licitatório.
De acordo com os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC), juntamente com o senador Eduardo Girão (Novo-CE), a licitação no valor de aproximadamente R$ 200 milhões deve ser anulada em decorrência do vazamento do resultado final.
– O vazamento das autorias das propostas antes do prazo devido macula severamente o processo licitatório, ensejando anulação dos seus atos, a desclassificação dos licitantes favorecidos e a responsabilização daqueles que deram causa à irregularidade – diz o documento.
ENTENDA
Quatro empresas foram escolhidas para criar campanhas em favor do governo federal no valor de R$ 197 milhões: Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital, empresas conhecidas por serem amigas do governo Lula. Os nomes foram revelados antes mesmo de o processo licitatório ser finalizado.
A Moringa, por exemplo, tem ligação com o próprio ministro; a BRMais é próxima dos deputados federais do PT Lindbergh Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann (PR); a Área Comunicação é conhecida por estreita relação com Otávio Antunes, que é marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e a Usina Digital está associada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha política.