Home Agronegócio Mato Grosso registra plantio de soja apenas em poucas áreas irrigadas, diz Imea

Mato Grosso registra plantio de soja apenas em poucas áreas irrigadas, diz Imea

por Alexandro Zinho
Compartilhe

O Mato Grosso registrou plantio de soja da safra 2024/25 apenas em algumas poucas áreas irrigadas nesta semana, enquanto lida com o tempo seco e quente, assim como grande parte do país, disse o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, nesta sexta-feira.

“Não divulgamos (os dados de plantio), não vimos grandes áreas nem grandes reportes de semeadura no Estado. Bem inicial, somente (plantio) em áreas irrigadas, e ainda assim parcela bastante pequena”, disse Gauer, à Reuters.

Na mesma época do ano passado, o plantio no maior Estado produtor de soja do país era inferior à 1% da área projetada, segundo dados do Imea levantados pela Reuters.

“Estamos aguardando como será a evolução nas próximas semanas”, acrescentou Gauer.

A umidade do solo em Mato Grosso e no Paraná, dois dos três maiores Estados produtores de soja do Brasil, está no menor nível em 30 anos, o que não traz condições favoráveis ao plantio da oleaginosa, de acordo com avaliação da EarthDaily Agro.

As condições climáticas em Mato Grosso só devem melhorar a partir de 25 de setembro, com a chegada de algumas chuvas, segundo as projeções, informou a empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites, na véspera.

Sojicultores brasileiros estão cautelosos em iniciar a semeadura diante do tempo seco, afirmou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em análise nesta sexta-feira.

Mas o Cepea ressaltou que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê chuvas nos próximos dias em parte dos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o que pode trazer condições para se iniciar os trabalhos em algumas áreas.

Especialistas têm recomendado cautela até que as chuvas se tornem mais generalizadas, a partir de outubro, especialmente no Centro-Oeste.

O ritmo da semeadura pode interferir na janela climática da segunda safra, de milho ou algodão. Mas analistas dizem que uma pequena parte da soja é plantada em setembro, vendo problemas apenas se houver um atraso maior em outubro.

Fonte: Reuters

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?