Oposição quer informações também sobre doação milionária para ONG indígena.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pode ser convocada para prestar esclarecimentos sobre as queimadas na Amazônia pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) apresentou um requerimento para cobrar informações da ministra a respeito das políticas orçamentárias e
medidas cabíveis que estão sendo adotadas pela pasta para conter as queimadas.
O parlamentar se baseou, para o requerimento, em reportagens sobre a piora da questão na região e apontou os malefícios que as queimadas trazem para a saúde dos moradores por causa da má qualidade do ar.
– Este requerimento tem como objetivo solicitar esclarecimentos sobre a aparente omissão do governo brasileiro acerca da crise das queimadas que enquadrou a Amazônia com a pior qualidade do ar no mundo e segue se agravando ainda mais sem a devida atenção governamental – justificou Fernandes em seu requerimento.
Além disso, os deputados da oposição solicitaram ao Tribunal de Contas da União uma investigação sobre a doação de R$ 35 milhões por intermédio do Fundo da Amazônia para a ONG Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), onde Marina Silva é conselheira. De acordo com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o Ministério Público também foi acionado sobre tal situação.