Home Malagueta Marçal aceita convite de Riedel e Reinaldo e se filia ao PSDB dia 15

Marçal aceita convite de Riedel e Reinaldo e se filia ao PSDB dia 15

por Marcos Santos
Compartilhe

O radialista Marçal Filho, que está sem filiação política desde que deixou o Partido Progressista (PP) no final de 2023, aceitou os convites feitos pessoalmente pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e vai se filiar o Partido da Social Democracia Brasileira para disputar a Prefeitura de Dourados. O ato de filiação, com a presença de lideranças estaduais, prefeitos e vereadores de grande parte do Mato Grosso do Sul, está agendada para o dia 15 de março, em Dourados. Toda engenharia para filiação de Marçal Filho ao PSDB ficou a cargo do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) e do ex-presidente estadual da legenda e ex-secretário de Estado, Sérgio de Paula, visto por muitos como a maior eminência parda da política sul-mato-grossense. Líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo próprio PSDB e por outras correntes partidárias do Estado, Marçal Filho bateu o martelo depois de receber tanto de Eduardo Riedel quanto de Reinaldo Azambuja, a garantia que seria o nome ungido pela cúpula tucana para disputar a Prefeitura de Dourados. Foram inúmeras reuniões em Maracaju, terra do ex-governador, e em Campo Grande, onde fica o atual chefe do Parque dos Poderes, além de encontro em Dourados, até que o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal aceitasse o convite, feito inicialmente pelo deputado estadual Zé Teixeira, grande timoneiro desse projeto que pretende polarizar a disputa com o atual prefeito Alan Guedes (PP).

Identidade da Campanha

A filiação de Marçal Filho está marcada para o dia 15 de março, mas o projeto de se lançar candidato está tão adiantado que a cúpula tucana já apresentou ao radialista toda identidade visual da campanha eleitoral. Trabalhada por marqueteiros que garantiram a eleição de Eduardo Riedel, quando o mesmo aparecia nas últimas colocações na pesquisa eleitoral para governo do Estado, a campanha de Marçal Filho promete ser inovadora e repleta de propostas para Dourados.

Garimpando o Vice

Na semana que passou, por exemplo, o ex-governador Reinaldo Azambuja se reuniu, em Campo Grande, com o deputado estadual Renato Câmara (MDB) e com o líder ruralista e gigante do agronegócio, Issao Iguma Filho (MDB). Na mesa, o Reinaldo colocou a proposta para Issao caminhar junto com Marçal na disputa pela Prefeitura de Dourados e firmou compromisso para voo federal do ruralista em 2026. Issao Iguma Filho não falou “SIM”, mas também não disse “NÃO” ao tucano, deixando claro que esse projeto seria discutido dentro do MDB.

Incompatibilidade Eleitoral

A coluna apurou que nas reuniões que manteve com Reinaldo Azambuja, Eduardo Riedel e Sérgio de Paula, o radialista Marçal Filho deixou claro que aceitaria se filiar o PSDB desde que a legenda seguisse sob o comando de Zé Teixeira em Dourados e não fosse ainda mais inflada com outros pré-candidatos, já que conta com a filiação do deputado federal Geraldo Resende e a deputada estadual Lia Bernardo Nogueira. Uma eventual filiação do vice-governador José Carlos Barbosinha (PP) neste momento abortaria a decisão de Marçal de se filiar ao PSDB.

Compromisso dos Tucanos

Das lideranças tucanas, Marçal Filho recebeu a garantia que o vice-governador não se acomodaria no ninho tucano. Para os mais próximos, Marçal tem afirmado que caso isso ocorra (filiação de Barbosinha) até a data limite de 5 de abril, ele deixará o PSDB no dia 6 para buscar outra legenda para disputar a Prefeitura de Dourados. “Não tenho nada contra o Barbosinha, pelo contrário, tanto que todos sabem o quanto trabalhei para ajuda-lo na eleição que ele foi derrotado pelo atual prefeito, mas não ficaria a vontade no PSDB tendo que disputar indicação com o vice-governador”, tem tido Marçal Filho.

Renascimento de Alan

Em meio à construção das candidaturas adversárias, o atual prefeito Alan Guedes (PP) deixou de ser carta fora do baralho para entrar embalado na disputa pelo segundo mandato. A aposta é pulverizar a disputa, com quatro ou cinco bons candidatos e, neste cenário, seria eleito em outubro quem tiver mais garrafa vazia pra vender. Quem entende do riscado sabe que é um risco ignorar a força da máquina pública numa disputada por prefeitura e Alan Guedes tem procurado azeitar a máquina para fazer frente aos adversários. Vai vendo!

Calendário Eleitoral

A partir de quinta-feira (7 de março) começa a dança das cadeiras na Câmara Municipal de Dourados e nas demais Casa de Leis municipais de todo o Brasil. É que até o dia 5 de abril estará aberta a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.  Já o prazo final para filiação de todos os pré-candidatos e para a transferência de domicílio eleitoral para o município em que desejam disputar as eleições, será em 6 de abril.

Universidade Fantasma

Alguém consegue explicar como a Universidade Fronteira Oeste (Unifron) consegue patrocinar um clube de futebol profissional mesmo sem ter um único aluno matriculado? Como será a contabilidade para explicar ao Fisco a entrada de dinheiro e a saída para de recursos para patrocinar o time de Dourados se a universidade fantasma não realizou seque seu primeiro vestibular? O segredo pode estar numa mansão avaliada em R$ 8 milhões e adquirida recentemente no monumental condomínio Hectare. Vai vendo!

Universidade Conveniada

Por falar em universidade fantasma, o estranho convênio firmado entre a Unifron Educacional e  a Prefeitura de Dourados em 16 de setembro de 2022 aos poucos começa a ser desvendado. Diz a lenda que o tal convênio tinha como pano de fundo justificar para o Ministério da Educação que a Unifron contava com locais para ministrar aulas práticas do curso de Medicina que a mesma estava pleiteando o credenciamento.

Variedade de Cursos

Pelo convênio devidamente publicado em Diário Oficial, a Unifron Educacional poderá articular e permitir a concessão de estágio curricular supervisionado na Secretaria Municipal de Saúde, a alunos regularmente matriculados e que estejam frequentando, efetivamente, os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Nutrição, Educação Física e Medicina, para o ensino, assistência e pesquisa, com vistas à melhoria das condições de saúde da população e ao desenvolvimento técnico-científico”. A pergunta é: como uma faculdade consegue um convênio com essa amplitude mesmo sem possuir um único aluno?

Unifron em Brasília

Uma coisa não se pode negar: os tentáculos da Unifron vão longe. Tanto que o advogado Paulo Cesar Nunes da Silva, o PC, que também faz as vezes de Procurador-Geral do Município de Dourados e que aparece como coordenador do curso de direito da Unifron, foi nomeado como membro da Comissão de Reavaliação das Diretrizes dos Cursos de Direito do Ministério da Educação. Se mesmo sem um único acadêmico matriculado a universidade fantasma já está com esse poder, imagina quando sair do papel. Espia só!

Prefeituras Investigadas

O Grupo de Atuação Especial de Educação, comandado pela promotora de Justiça, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, instaurou Procedimento de Gestão para acompanhar e fiscalizar as providências adotadas pelas prefeituras de Mato Grosso do Sul para solucionar o problema da falta de vagas em creches e pré-escolas. Antes mesmo de começar a fiscalizar, já tem prefeito e prefeita por aí no jeito para responder por crime de responsabilidade.

Transporte Escolar na Mira A 17ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, comandada pelo promotor de Justiça, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, instaurou inquérito civil número 09.2024.00002014-2 para investigar o transporte escolar nos municípios de Dourados e Laguna Carapã. Diz a lenda que o promotor nem vai precisar mexer muito a colher para achar caroço nesse angu.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?