Home Bastidores “Lula sabota o país”, diz editorial da Folha de S. Paulo neste sábado

“Lula sabota o país”, diz editorial da Folha de S. Paulo neste sábado

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Posicionamento do veículo de imprensa expõe a inabilidade do petista como gestor.

A Folha de S. Paulo publicou um editorial neste sábado (28) despido de qualquer parcimônia. Com o título Lula
sabota o país, o veículo de imprensa retrata infelizes discursos de Lula que caem como bomba no mercado
financeiro, destruindo o trabalho que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, – apesar de inexperiente – tenta desenvolver.

Nesta sexta-feira (27), o presidente abandonou o compromisso com a meta fiscal, “jogou a toalha” e ensaiou um discurso para tentar seduzir os mais distraídos. Mas não adiantou. Imediatamente, caíram os ativos nacionais, os juros futuros subiram mais de 20 pontos e o dólar voltou a ser negociado acima de R$ 5, o que gerou enorme descontentamento dentro e fora do governo.

– Haddad talvez não imaginasse que o próprio presidente da República disparasse um torpedo contra o projeto já não muito rigoroso de estabilização das contas públicas – diz o editorial da Folha.

O texto observa que “Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parecia mais contido e baixara o tom e o número de declarações que, desde a eleição, contribuíram para a alta das taxas de juros”. Mas “nesta sexta (27), porém, decidiu perturbar seu governo e o país”.

– Para piorar o estrago e demonstrar seu desconhecimento do problema [fiscal], disse ainda que “o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”.

– O presidente parece se comportar como um prefeito desinformado ou um deputado paroquial, para quem governar é inaugurar obras, sem se importar com consequências. Ademais, ainda não parece ter aprendido o efeito pernicioso desse tipo de declaração: governo e país pagarão juros mais altos; a confiança econômica diminuirá – adverte o jornal.

O artigo, em seu último parágrafo, não poderia ser mais direto naquilo que se propôs a publicizar:

– Lula não está propondo um programa econômico controverso, está sabotando o próprio governo. Além de danoso, é incompreensível.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?