Home Bastidores Lula opta por expulsar embaixadora da Nicarágua após ato semelhante do ditador Daniel Ortega

Lula opta por expulsar embaixadora da Nicarágua após ato semelhante do ditador Daniel Ortega

por Alexandro Zinho
Compartilhe

O regime de Daniel Ortega cumpriu suas ameaças e expulsou o embaixador brasileiro, Breno Souza, da Nicarágua nesta quinta-feira (8). Em retaliação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e decidiu responder à provocação expulsando a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Patricia Castro Matu.

Apesar de serem antigos aliados, as relações entre Brasil e Nicarágua têm se deteriorado desde que Lula solicitou a libertação do bispo Rolando Álvarez, condenado a 16 anos de prisão pelo governo Ortega.

A tensão aumentou quando o embaixador brasileiro não esteve presente nas comemorações dos 45 anos da Revolução Sandinista no dia 19 de julho, um gesto que foi interpretado pela ditadura como uma ofensa.

Ainda que o governo brasileiro tenha solicitado à Nicarágua que reconsiderasse a expulsão de Breno Souza, o regime do antigo aliado de Lula ignorou esse pedido e seguiu com sua decisão.

Vale lembrar que o papa Francisco chegou a pedir pessoalmente ao presidente Lula que tentasse persuadir Ortega a libertar bispos e padres que foram sequestrados na Nicarágua, em meio à repressão a fé católica no país. Entretanto, o ditador não chegou a atender às tentativas de contato por parte do petista.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?