Home Bastidores Juiz que libertou Lula em 2018 não integra a lista tríplice do STJ

Juiz que libertou Lula em 2018 não integra a lista tríplice do STJ

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Rogério Favreto era o nome preferido do petista, mas recebeu apenas sete votos.

Na terça-feira (15), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou os nomes da lista tríplice para a escolha de um novo ministro, destinado a desembargadores da Justiça Federal. Carlos Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de Brasília, ficou em primeiro lugar. Daniele Maranhão Costa, também do TRF-1, ocupou a segunda posição, enquanto Marisa Ferreira dos Santos, do TRF-3, de São Paulo, ficou em terceiro.

O candidato preferido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para essa vaga foi Rogério Favreto, do TRF-4 no Rio Grande do Sul, que obteve apenas sete votos. Em 2018, Favreto concedeu um habeas corpus que resultou na liberação de Lula da prisão em Curitiba (PR), mas sua decisão foi posteriormente anulada.

Brandão conseguiu os 17 votos necessários para integrar a lista já na primeira rodada de votação. Foram realizadas novas votações até que as outras duas candidatas conseguissem os votos exigidos.

Os nomes serão encaminhados a Lula, que tem a responsabilidade de escolher o próximo ministro. A vaga destinada aos desembargadores surgiu em razão da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães, ocorrida em janeiro deste ano. Atualmente, o tribunal conta com 31 ministros, sendo cinco mulheres. O total ideal é de 33 ministros.

Quanto à vaga destinada aos representantes do Ministério Público, foram selecionados Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre, e Maria Marluce Caldas Bezerra, do MP de Alagoas, ambos com 17 votos e garantiram seus lugares na lista já na primeira rodada de votação.

Na sequência está Carlos Frederico Santos, procurador responsável pelas investigações relacionadas ao dia 8 de janeiro. Ele recebeu nove votos no primeiro turno e conseguiu 18 no segundo.

A ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge não foi incluída na lista. Ela também obteve nove votos na primeira rodada e disputou a terceira posição com Santos. No segundo turno, entretanto, ela conseguiu apenas 13 votos.

Com informações: AE

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?