Nesta segunda, dia 28, durante a inauguração do Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja anunciou que até o final de 2022 a entrada no Parque será gratuita. A obra é entregue após 11 anos.
Segundo ele a visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais.
Já o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, detalhou como será o cronograma de visitação inicial.
Um complexo com 19 mil m² de área construída, o Bioparque está localizado nas dependências do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e promete benefícios que vão além do fortalecimento do turismo de Mato Grosso do Sul, tornando-se um centro de referências em pesquisas.
Ampliação de pesquisa
Além de um local de lazer e resgate da cultura do Estado, o Bioparque também terá um foco no desenvolvimento de pesquisas.
“O local será a base de muitas pesquisas de ponta, pensando na cadeia, genoma e mapeamento da história destes peixes. Vamos mostrar o presente e o futuro do Pantanal”, ressaltou o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo.
Ele destacou que o empreendimento vai colocar Mato Grosso do Sul no mapa do estudo científico dos peixes no mundo. “Os investimentos em editais vão avançar aqui, que será um local de pesquisa internacional”.