A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul sempre esteve à sombra de Campo Grande nas mais importantes decisões políticas. Tanto que na última década perdeu representantes na Câmara Federal e até hoje nunca teve um senador eleito pela cidade.
A senadora Soraya Thronicke, 49 anos, que posa como dourandense (apenas nasceu em Dourados, mas mora em Campo Grande), só vem para a segunda maior cidade do MS para pedir voto.
As eleições de outubro terá uma vaga ao Senado para MS, uma chance da Grande Dourados eleger um senador.
O professor e advogado Thiago Botelho tem ganhado apoio por onde passa. Pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ele tem mestrado e doutorado em Direito Socioambiental, e atualmente é coordenador do curso de Direito da UFGD.
Tudo bem que o páreo não será fácil. Até porque Tiago enfrentará a pré-candidata ao Senado Tereza Cristina, atualmente ministra da Agricultura. Ela, que virá com o apoio do presidente Bolsonaro e do governador Reinaldo Azambuja, está com um trunfo em mãos para captar eleitores em todo o Estado.
Mas como tudo depende do eleitorado, o apoio das ruas também é uma grande carta par virar o jogo. Desde que anunciou a pré-candidatura, no dia 10 de março, Tiago vem recebendo grande apoio e manifestações de incentivo. Em seus perfis nas redes, centenas de pessoas vêm curtindo, declarando aprovação e se colocando voluntariamente à disposição da pré-campanha do professor.