Estelionatários usam fotografia do deputado para personalizar número de linha de telefone celular e pedir transferência em dinheiro, no velho golpe do PIX
Golpistas ainda não identificados pela Polícia Civil estão tentando se passar pelo deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) para aplicar o golpe do PIX. Antes, as quadrilhas que agem geralmente de dentro dos presídios, clonavam o número de telefone das vítimas, mas agora eles habilitam um número qualquer de linha de telefone celular, usam a imagem das pessoas para personalizar o aplicativo de WhatsApp e mandam mensagem informando que a partir daquele momento seria o novo número de telefone, já que o antigo teria dado problema.
Na sequência, os golpistas mandam mensagens de WhatsApp alegando que em virtude da troca de número ocorreu bloqueio dos aplicativos bancários e pedem para a vítima fazer uma transferência de PIX para pagar determinada conta. Os estelionatários tentaram se passar pelo deputado nesta sexta-feira mandando mensagens para diversas pessoas, informando sobre o novo número.
O deputado Zé Teixeira imediatamente divulgou comunicado nas redes sociais com o alerta: Atenção, não troquei o número do meu telefone! No comunicado, Zé Teixeira informa ainda que “têm pessoas que estão se passando por mim, utilizando a minha imagem indevidamente. Informo que, em nenhuma hipótese, faça algum depósito ou mantenha contato com essa pessoa. É golpe!” Portanto, quem receber mensagem de WhatsApp por meio de número de telefone com perfil identificado com a fotografia do deputado Zé Teixeira, deve bloquear o contato e não fazer qualquer tipo de transferência bancária, seja por depósito, TED ou PIX.