Home Malagueta Excesso de vereadores gera crise nas chapas do Progressista e do PSDB

Excesso de vereadores gera crise nas chapas do Progressista e do PSDB

por Marcos Santos
Compartilhe

Com mais de 60% dos 19 vereadores filiados no Partido Progressista e no PSDB, legendas que devem polarizar a disputa eleitoral em Dourados, o excesso de pré-candidatos com mandato começa a gerar as primeiras crises internas. Pelas bandas do PP, partido do prefeito Alan Guedes, a situação ficou tensa ontem logo após o vereador Jânio Miguel ocupar a tribuna da Câmara Municipal para narrar os esforços que o comando da legenda fez para conquistar a filiação dele e, de certa forma, desdenhar dos colegas vereadores que já estavam filiados no Progressista. O grupo formado por Cemar Arnal, Marcão da Sepriva, Daniel Júnior, Daniela Hall foi cobrar do partido o motivo do não cumprimento do acordo onde teria ficado estabelecido que o PP iria filiar apenas quatro pré-candidatos com mandato. Pelas contas do grupo, é possível eleger três vereadores na votação direta e um quarto pelo sistema de sobras partidárias, daí a exigência de filiar apenas o quarteto, mas de última hora o PP ganhou as adesões dos vereadores Jânio Miguel e Sérgio Nogueira. Dois seis, pelo menos dois devem ficar sem mandato a partir de janeiro de 2025. Pelos lados do PSDB o dilema é o mesmo, ainda mais depois que a ex-prefeita Délia Razuk anunciou a filiação do filho caçula Rafael Razuk para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. O PSDB conta hoje com os vereadores e pré-candidatos Marcio Pudim, Diogo Castilho, Juscelino Cabral, Liandra Brambilla, Tânia Cristina e Rogério Yuri. Com a entrada de Rafael Razuk na disputa, dos seis vereadores é quase certo que três ficarão desempregados a partir de janeiro de 2025, já que o pimpolho dos Razuk deve figurar entre os mais votados na corrida pela Câmara Municipal.

Eleição Ameaçada

A filiação de Rafael Razuk ao PSDB e a confirmação que o caçula do clã Razuk vai disputar a vereança, praticamente sepulta as chances de um segundo mandato para a vereadora Liandra Brambilla, ou Liandra da Saúde. Eleita com apoio ostensivo da então prefeita Délia Razuk, a vereadora tratou logo de compor a base do prefeito Alan Guedes na Câmara Municipal e desfrutava de um pacote razoável de cargos DGA, mas nunca se preocupou em fazer política ou criar grupo próprio porque acreditava piamente que seria, novamente, carregada por Roberto, Délia e Neno Razuk. Rodou!

Ameaça na Eleição

Quem também deve encontrar dificuldade no grupo do PSDB para garantir mais um mandato são os vereadores Diogo Castilho, Marcio Pudim e Tânia Cristina, todos pré-candidatos. Como esse colunista não fez curso de Mãe Dináh, pode ser que a previsão não se confirme, mas o fato é que os três vão encontrar na atual campanha dificuldades que não tiveram em 2020, sobretudo o policial civil Márcio Pudim que perdeu aliados importantes nos distritos de Dourados e verá um dos seus principais apoiadores apostando na eleição do próprio filho neste ano. O Bob está com tudo e não tá prosa!

Campanha na Padaria

De político badalado na cena estadual e com muito prestígio no cenário nacional, sobretudo quando comandou o extinto Partido da Frente Liberal (PFL) em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-vice-governador por duas vezes e ex-prefeito por duas vezes, Murilo Zauith virou cabo-eleitoral pelas padarias de Dourados. Quando está na Padaria Pão Dourado, na Rua Cuiabá, Murilo faz campanha e pede voto em favor do seu escudeiro José Nunes de Souza, o presidente da União Douradense das Associações de Moradores. Quando está na Padaria Pão da Hora, na Rua Monte Alegre, o ex-prefeito pede voto em favor do radialista Osvaldo Duarte, o Osvaldinho. Na última sexta-feira, por exemplo, Murilo Zauith dedicou parte considerável da sua tarde para tomar café com Osvaldinho na Pão da Hora e apresentar seu pré-candidato a vereador. Vai vendo!

Encrenca do Gordinho

A empresária Isa Marcondes, que atua no ramo de entretenimento adulto, teve a filiação barrada pelo Partido Liberal e, autêntica que ela só, desceu o sarrafo no comando da Executiva Municipal do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A moça, que costuma exibir cavalas nas redes sociais, ficou possessa ao tomar conhecimento do motivo do veto pelo comando do PL e disparou nas redes sociais contra o dirigente maior do partido em Dourados. Isa Marcondes, que tem estreita relação com a direita douradense, ficou revoltada quando foi informado que o nome dela, por ser dona de zona, não tem o perfil da direita, ou seja, de Deus, da Pátria, da Família e da Tradição.

Gordinho Encrencado

Foi o que faltava para que a empresária do sexo  disparasse contra os dirigentes do PL. A cavala foi às redes sociais destruir o comando do Partido Liberal em Dourados e a Malagueta teve acesso a dois vídeos, cujo o teor é transcrito, na íntegra, na sequência. Vídeo 1: “Vocês estão vendo seguidores e seguidoras, vou jogando as coisas no grupo e eles ficam bravos. Você sabe que o mentiroso quando é descoberto ele fica bravo. Eu falo a verdade. Acabaram de bloquear um grupo em Dourados. Vocês não lutam pela democracia? Vocês estão fazendo igual os vermelhinhos ou vocês estão do lado deles? O que vocês são? Aqui em Dourados a máscara de vocês caiu. Mas também como que o Brasil vai dar certo? Um Pinóquio, que é um mentiroso e outro que trabalhou com contrabandista”.

Sarrafo no Gordinho

Logo em seguida, Isa Marcondes distribuiu outro vídeo, esse dedicado ao gordinho. A Malagueta transcreve na íntegra o vídeo 2: “Cavalada, rapidão, rapidão aqui, vou resumir. Falaram bem assim: aquela dona de zona não tem os princípios para estar nesse partido (PL). Perguntei: quem falou isso? Responderam: foi o fulano. Gente, eu nunca na minha vida dei um desgosto desse pra minha mãe, quando ela estava viva. Eu nunca trabalhei para contrabandista, nunca roubei gado, nunca trabalhei pra traficante, nunca. Eu sempre fui briguenta, mas eu nunca fiz nada errado, nem na minha profissão. Agora esse cara que falou de mim, não tem a moral para falar de mim, porque você é um bandido”. Eita!

Cavala no Republicanos

Hoje pela manhã, Isa Marcondes distribuiu um novo vídeo onde anuncia sua filiação ao Republicanos, que em Dourados é comandado pelo vice-prefeito Guto Moreira, aquele mesmo que rompeu com o atual prefeito no primeiro ano de governo, mas nunca deixou de embolsar o gordo salário de vice, ou seja, ganhou mesmo sem ter dado um dia de trabalho para o contribuinte douradense. O fato é que Isa Marcondes anunciou sua pré-candidatura a vereadora pelo Republicanos e disse que escolheu o partido porque a legenda é séria, honra seus compromissos e se preocupa com a coletividade. “O PL não me representa, no Republicanos tem as pautas que eu luto, por um Brasil melhor, um Mato Grosso do Sul melhor e uma Dourados melhor”, anunciou, ao afirmar que o Partido Liberal desuniu a direita douradense por cobiça dos seus dirigentes. Vai vendo!

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?