Home Agronegócio Estudo reforça importância da escolha adequada de compatibilizantes para calda de pulverização

Estudo reforça importância da escolha adequada de compatibilizantes para calda de pulverização

by administrador
Compartilhe

Trabalho do Instituto Dashen validou os resultados já obtidos a campo pela Satis.

Um dos desafios que o produtor enfrenta no seu dia a dia é obter uma calda de pulverização com fluidez e estabilidade para que a aplicação alcance o resultado desejado. A Satis, que já dispõe do Programa Aplik+, voltado a orientar sobre a correta aplicação, também busca oferecer soluções para auxiliar a mistura e aplicação de agroquímicos e fertilizantes foliares, evitando problemas operacionais na pulverização e falta de eficiência no controle de eventuais danos.

Com foco em tecnologia de aplicação, a empresa promoveu um estudo realizado pelo instituto paranaense de pesquisas agrícolas Dashen para comprovar os benefícios do Liq-D, já usado para otimizar o rendimento operacional da pulverização. Para validar os resultados obtidos a campo, foram testadas a estabilidade e a fluidez da calda diante da ação promovida pelo produto como compatibilizante da calda em misturas com agroquímicos. Foi comprovado que a sua utilização na calda gera menos resíduos na peneira e menos paradas de manutenção, demonstrando a mitigação de eventuais problemas no circuito de pulverização.

Caldas mais homogêneas aumentam a estabilidade e a quantidade de ativos que atingem o alvo nas lavouras, reduzindo perdas. Por isso, a importância da utilização e da escolha adequada de compatibilizantes de caldas para auxiliar a mistura de agroquímicos, evitando problemas operacionais na pulverização e falta de eficiência no controle da operação.

Conforme ogerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto, os resultados como o do estudo do Dashen agora passam a ser divulgados nas consultorias e visitas do Aplik+ aos produtores. Também serão usados nos treinamentos com revendedores e consultores para que tenham mais subsídios quando o tema for pulverização.

Alguns resultados do estudo

Na avaliação de estabilidade física realizada de imediato foi observada a presença de sedimentação para todos os tratamentos de calda, no entanto, essa sedimentação foi extinta após a redispersão. O tratamento apenas com os defensivos apresentou também grumos em calda e a formação de creme consistente que não se extinguiu com a redispersão. Na análise dos três tratamentos após seis horas de repouso da calda, também foi constatada a formação de grumos em calda, creme e presença de grumos em peneira nos tratamentos apenas com os químicos e com produto concorrente, a calda com Liq-D permaneceu apenas com a presença de sedimentação extinta após a redispersão.

Com o produto da Satis, a retenção de massa também ficou significativamente inferior no sistema de pulverização com filtros de bico malha 100 e filtros de linha malha 60 – um sistema com filtros bem restritos – chegando a 0,0955 g de resíduos retidos no sistema. Com isso, ficou atestada a mitigação de resíduos no circuito de pulverização, proporcionando uma maior quantidade de ativos no alvo e menor contaminação do maquinário. Com o concorrente, a retenção ficou em 0,1208 g e com a amostra testemunha alcançou 0,2701 g no teste.

Com informações: Moglia Comunicação 

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?