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Ensino à distância é responsável por aumento de alunos no Ensino Superior, diz Inep

by Alexandro Zinho
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Em 2021, quase 4 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação, segundo o Instituto.

Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep (Foto: Divulgação).

O ingresso de alunos em cursos de graduação em ensino à distância (EAD) cresceu em 2021, enquanto na modalidade presencial, no mesmo período, apresentou uma queda. É o que revela o resultado do Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (4).

No ano passado, quase 4 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação. O número representa um aumento de 4,8% em relação a 2020. Segundo o Inep, o aumento do número de ingressantes nesse período foi ocasionado, exclusivamente, pela modalidade a distância, que teve uma variação positiva de 23,3%. Já nos cursos presenciais houve um decréscimo de -16,5%.

Quando se analisa o período entre 2011 e 2021, o número de ingressos variou negativamente nos cursos de graduação presencial. Já nos cursos a distância aumentou 474,0%. De acordo com o Instituto, a participação percentual dos alunos em cursos de graduação a distância em 2011 era de 18,4%. Em 2021, esse número foi de 62,8%.

“É uma tendência inexorável, ela [modalidade à distância] está se consolidando aqui como a modalidade de ensino que está prevalecendo na expansão da educação superior no Brasil”, avaliou o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, durante em coletiva de imprensa para a divulgação do Censo.

O presidente do Inep também estima que há aspectos positivos na expansão da EaD, como o aumento no número de alunos em cursos de graduação e a possibilidade de exapansão da educação superior no país. “Mesmo sob um contexto extremamente delicado, a pandemia nos fez consolidar a compreensão de que a educação a distância pode ser eficiente, desde que seja de qualidade”, afirmou.

Por outro lado, Moreno salientou que a supervisão, a regulação e a avaliação “passam a ser essenciais para induzir à melhoria dos cursos”, disse. “É um momento muito propício para essa reflexão, considerando o diagnóstico apresentado pelo censo”, acrescentou.

Perfil dos alunos da graduação

Os resultados do Censo do Ensino Superior também demonstram que o típico aluno de cursos de graduação presencial e a distância cursa o grau acadêmico de bacharelado. Em ambas as modalidades de ensino (presencial e a distância), a maior parte dos alunos são mulheres. Além disso, o turno noturno é o que possui mais estudantes nos cursos de graduação presencial.

Segundo o Inep, havia 2.574 Instituições de Educação Superior no Brasil em 2021, das quais 76,9% eram faculdades. Dessas, mais de 86% são privadas. Nesse contexto, a rede privada ofertou 96,4% das vagas. Já a rede pública foi responsável por 3,6% das ofertas. O número de matrículas também seguiu a tendência de crescimento dos últimos anos e chegou a mais de 8,9 milhões.

No Brasil, em cursos presenciais, há quase 2 alunos matriculados na rede privada para cada aluno matriculado na rede pública. Apenas em Alagoas, Acre e Mato Grosso do Sul, o número de matrículas na rede pública é igual ao da rede privada. Já São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Santa Catarina, Espirito Santo e Rio de Janeiro têm uma proporção de alunos em cursos de graduação presencial na rede privada superior à média do Brasil, enquanto Goiás e Minas Gerais têm a mesma relação da média brasileira. Por outro lado, em Roraima, Paraíba, Amapá, Tocantins e Rio Grande do Norte há mais alunos matriculados na rede pública.

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