Em 23 de agosto de 2017 a então prefeita Délia Godoy Razuk recebeu em seu gabinete o então comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, que foi todo faceiro anunciar que o Exército Brasileiro seria o responsável pela execução das obras de ampliação do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira. Até o mais cético dos douradenses afirmou: Agora vai!!! Passados seis anos, o projeto que custaria R$ 40 milhões com aumento da extensão e largura da pista, aumento do pátio de aeronaves e reconstrução do terminal de passageiros, além da base do Corpo de Bombeiros, virou o grande mico dos milicos e deve se transformar num escândalo verde oliva de proporções gigantescas. O Exército Brasileiro prometeu entregar a obras 24 meses após o início, ou seja, no máximo até novembro 2019, mas a incompetência da engenharia miliar não permitiu o cumprimento do prazo e, tampouco, que os milicos tocassem os trabalhos através das suas Companhias de Engenharia, sendo obrigados a terceirar os trabalhos para uma empreiteira terceirizada, ou seja, o civil fazia a obra e o fardado pagava com dinheiro do contribuinte. Agora surgiu uma bomba: deu tudo errado e a pista não suportou o primeiro teste! Terão que começar do zero!
Aeroporto Militar
Os engenheiros do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIEC) e do 2º Batalhão Ferroviário do Exército em Araguari (MG), que iniciaram as obras de construção da nova pista, não se preocuparam em realizar um estudo geológico do solo e simplesmente iniciaram a construção como se estivessem em terreno firme, resistente à força G nas ações de aterrissagem e decolagem de aviões de grande porte. Deu ruim!
Aeroporto da Caserna
Finalizaram a pista e fizeram um teste para confirmar o que já estava na cara que iria acontecer: como a região é formada por solo alagadiço, com água brotando do nada, a nova pista está tomada por ondulações, capazes de transformar uma aeronave em movimento numa verdadeira montaria em cavalo de rodeio. Mais grave: diversos pontos da pista apresentam infiltrações e afundamentos, já que os engenheiros verde oliva não fizeram a compactação com o rigor que o solo exigia, ou seja, com camadas e mais camadas de pedras, britas e pedriscos.
Engenheiro Alertou
A Malagueta conversou com engenheiro que esteve envolvido com o projeto até pouco tempo e ouviu dele que a pista terá que ser reconstruída do zero, ou seja, a novela que já se arrasta por mais de 20 anos e que teria seu fim quando o Exército Brasileiro assumiu às obras, na verdade servirá apenas como atestado de incompetência para a milicaiada de alta patente. É isso que dá querer assumir algo para o qual não se está preparado. Essa gente deveria saber que aqueles que não têm competência, não se estabelecem.
Cronologia do Aeroporto
A informação que a inauguração não poderá ser feita porque a pista está tomada por ondulações e infiltrações, com água brotando em alguns pontos, surge poucas semanas após a libertação de mais dinheiro para as obras. Em 20 de junho de 2023, foram anunciados recursos da ordem de R$ 12.997.801,65 para a continuidade da obra de reforma e ampliação da pista do Aeroporto Regional de Dourados. O dinheiro foi repassado para o Exército Brasileiro e seria aplicado na conclusão da primeira etapa das obras da pista de pouso do aeroporto, revitalização da pista de táxi e do pátio de aeronaves, além de sinalização horizontal e vertical, regularização de faixas de pista e áreas de segurança e drenagem.
Orçamento Estourado
Detalhe pequeno: o projeto inicial anunciado em 2017 estava orçado em R$ 40 milhões e agora já se fala em R$ 72 milhões, dinheiro que sairá do Fundo Nacional de Aviação Civil. Outro detalhe: integrantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, fizeram algumas vistorias nas obras e em nenhum momento constataram as graves irregularidades na pista, mais precisamente as ondulações que impedem qualquer operação de pouso ou decolagem.
Previsão de Inauguração
Em 17 de junho de 2022 o então ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o então governador Reinaldo Azambuja foram vistoriar as obras do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e anunciaram a conclusão para o início de 2023, quando o aeroporto seria inaugurado. Na época o então ministro explicou que a obra tocada pelo Exército Brasileiro teve orçamento inicial de R$ 40 milhões, depois saltou para R$ 49 milhões e chegou a R$ 75 milhões em razão do reequilíbrio no contrato. Vai vendo!
Inauguração Barrada
Em 7 de março de 2023, o governador Eduardo Riedel (PSDB) confirmou a informação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 27 de fevereiro, que o prazo para conclusão do Aeroporto Fantasma havia sido prorrogado para o dia 7 de agosto desse ano, ou seja, daqui uma semana. Com a informação repassada à coluna, fica a pergunta: vão inaugurar o Aeroporto Municipal de Dourados no dia 7 de agosto? Outra questão: vão confirmar os problemas denunciados pela Malagueta? Mais uma: vão processar o autor da coluna por ter tornado público aquilo que queriam manter escondido? Quem viver, verá!
Sucessor do Pacco
Com aval do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do governador Eduardo Riedel (PSDB), as lideranças tucanas já apontam o nome para a sucessão do prefeito de Itaporã, Marcos Pacco (PSDB): Nilson Pedroso, um dos secretários mais ativos e que está liderando as pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento. Com apoio desse trio, o Nilson Pedroso já tem meio caminho andado para assumir os rumos do município, já que a parceria com o governo do Estado nos últimos 8 anos promoveu uma grande revolução no município. Com aprovação superior a 80%, o nome que Marcos Pacco escolher como sucessor já pode encomendar o terno para a posse.