Home Agronegócio Embrapa apresenta tecnologias sustentáveis na Expocanas 2025

Embrapa apresenta tecnologias sustentáveis na Expocanas 2025

by administrador
Compartilhe

Entre os dias 25 e 27 de março de 2025, acontece em Nova Alvorada do Sul (MS), a terceira edição da Expocanas, o maior evento de Bioenergia de Mato Grosso do Sul. A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) estará presente no evento com atividades que buscam fortalecer a diversificação de culturas e incentivar a adoção dos sistemas integrados de produção.

CanaMS – Uma das grandes novidades que a Unidade leva a Expocanas será a realização da primeira edição do Ciclo de Seminários CanaMS 2025. O tradicional encontro técnico agrícola, que completa 10 anos e que em sua maioria aconteceu no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, terá sua primeira edição inserida dentro da programação da Expocanas. O Seminário Cana MS será realizado na terça-feira, 25 de março, das 13hs às 16h45, no auditório principal.  “Este ano completamos 10 anos do Seminário CanaMS e vamos celebrar com os grandes atores do setor sucroenergético na Expocanas 2025”, comemora o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva.

Com o tema “Tratos Culturais de Soqueiras”, o evento conta com apresentações relacionadas ao uso de biológicos para o manejo das soqueiras, importância de eficiência metabólica em prol da produtividade, além de irrigação dos canaviais. O 10º Ciclo CanaMS  uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a TCH Gestão Agrícola, com apoio da Biosul e Sulcanas e conta com o patrocínio das empresas Kracht Brasil e Agro-X (Diamante); Euroforte Agrociências, Biotrop e Ubyfol (Ouro); Microgeo e MS Drones (Prata) e Union Agro e  CTC – Centro de Tecnologia Canavieira (Bronze).

ILP – Outra importante atividade da programação técnico-científica da Expocanas será o Seminário Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Rotação de Culturas, que acontece no dia 27 de março, das 8h45 às 11h45. O evento reunirá pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e produtores para conhecer algumas soluções que otimizam a produção agropecuária regional. Encerrando a programação da manhã, os participantes visitarão a área demonstrativa com as tecnologias da Embrapa, preparada especialmente para a Expocanas 2025, onde poderão conhecer na prática as soluções debatidas no seminário.

Essa atividade técnico-científica conta com o apoio do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul e é uma oportunidade para produtores, técnicos e interessados na evolução da agricultura e pecuária sustentáveis conhecerem mais sobre essa tecnologia. A entrada é gratuita e não exige inscrição prévia.

O Seminário de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Rotação de Culturas faz parte da Jornada pelo Clima, Rumo à COP30, pois as tecnologias apresentadas estão alinhadas aos compromissos do evento global. A COP30 busca fortalecer ações de mitigação das mudanças climáticas e promover a sustentabilidade global.

Unidade Demonstrativa – Ao longo dos três dias de atividades na Expocanas, os participantes do evento também poderão visitar a Unidade Demonstrativa, de condição permanente, instalada no Parque de Exposições. Nessa visita “in loco”, os interessados poderão conhecer as práticas e as tecnologias que podem contribuir com a construção da fertilidade do solo adequadas para o setor sucroenergético e também o setor agropecuário. Além de conversar com os pesquisadores e analistas da Embrapa que estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre as práticas e tecnologias voltadas para a construção da fertilidade do solo apresentadas.

Expocanas 2025 –  Organizada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Cana (Sulcanas) e com o apoio da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), da Câmara e da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Além de patrocinio da Atvos, Adecoagro, Agroterenas, Agrícola MV, Baldan, Dallas, Senai – Sistema Fiems, Senar e Sebrae.

A Expocanas vai reunir, em um só espaço, as mais recentes inovações tecnológicas, pesquisas e práticas sustentáveis do setor de Bioenergia, que hoje conta com 22 usinas em operação e aproximadamente 50 fornecedores de cana. Além disso, haverá exposição de máquinas agrícolas, equipamentos de última geração e soluções inovadoras para o aumento da produtividade e manejo sustentável.

Com um formato multisetorial, a feira promove o encontro entre produtores de cana-de-açúcar e outras culturas como milho, soja e sorgo, usinas de bioenergia, fornecedores de insumos e maquinário agrícola, laboratórios e centros de pesquisa, além de consultorias ambientais e entidades ligadas ao setor produtivo, reunindo participantes de diversas partes do país.

Para acompanhar as novidades do evento, siga as redes sociais oficiais @expocanas ou acesse o site oficial. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do evento: www.expocanas.com.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?