Home Bastidores Embraer assina memorando com a indústria de defesa de Portugal para produção de Super Tucano no padrão da Otan

Embraer assina memorando com a indústria de defesa de Portugal para produção de Super Tucano no padrão da Otan

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Acordo é visto como o grande destaque da agenda de negócios da viagem de Lula a Portugal; aeronave é um dos modelos mais exportados pela fabricante e realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos.

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Divulgação).

A fabricante de aviões Embraer assinou memorando de entendimento com as empresas aeroespaciais de Portugal nesta segunda-feira (24). A assinatura aconteceu em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em viagem a Portugal, e do primeiro-ministro do país, António Costa.

“Entre os diferentes desdobramentos do memorando, destaca-se o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, disse em nota à imprensa Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Esse é visto como o grande destaque da agenda de negócios da viagem de Lula a Portugal. A expectativa é que as aeronaves Super Tucanos passam a ser produzidas em solo português e, assim, Portugal abra portas para vendas a outros países da União Europeia.

O A-29N Super Tucano. Divulgação/Embraer.

O valor estimado de um Super Tucano é de US$ 3,5 milhões, portanto, o acordo tem potencial de movimentar bilhões de dólares. A aeronave que realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos é um dos modelos mais exportados pela Embraer.

O memorando foi assinado com as empresas: Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.

“O objetivo principal do memorando é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, reforçando a sua capacidade de desenvolver atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. Assim, a Embraer reforça seu compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa”, afirma o comunicado da empresa.

Parceria começou em 2019

Em 2019, o governo português firmou contrato com a Embraer para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millenium. A primeira já foi entregue e está em fase de adaptação. Holanda e Hungria também encomendaram aeronaves do tipo.

O KC-390 é um cargueiro militar e aparece como alternativa ao americano Hércules por ser maior e permitir mais horas de voo.

O presidente Lula, que estava em um evento com empresários na região do Porto, inclusive voltou a Lisboa a bordo do cargueiro militar KC-390.

Com informações: CNN

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?