Home Bastidores Em menos de 5 meses aeroporto realizou 2.693 operações de pousos e decolagens

Em menos de 5 meses aeroporto realizou 2.693 operações de pousos e decolagens

por administrador
Compartilhe

Prefeito Marçal Filho destaca que a Infraero já está licitando a empresa que vai operar a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens.

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janeiro até 23 de maio de 2025, confirmando que está pronto para operar aeronaves de todos os portes, inclusive os grandes jatos como o que trouxe à Dourados o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Em janeiro foram 210 operações de pouso e 211 de decolagens, enquanto fevereiro registrou 279 pousos e 278 decolagens. Em março foram 309 pousos e 300 decolagens, enquanto em abril foram registrados 275 pousos e 283 decolagens. Até esta sexta-feira (23), o mês de maio registrou 282 operações de pouso e 311 de decolagens.

O prefeito Marçal Filho destaca a importância desses números. “Ao receber quase 2.693 operações de pousos e decolagens em menos de 5 meses, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial, tanto que deveremos receber os técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil nas próximas semanas para avaliar e homologar o aeroporto”, ressalta. “Além disso, a Infraero já está licitando a empresa que vai operar a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens”, explica o prefeito.

Outro fator importante é que a companhia aérea Latam iniciou no dia 14 de maio a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após quase quatro anos sem voos. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da companhia, com preços a partir de R$ 654,73 (ida e volta) na tarifa Light, a mais básica. A venda de passagens foi liberada depois que técnicos da empresa fizeram uma vistoria no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.

A operação da Latam em Dourados terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35.

NOVO TERMINAL

Outro ponto importante é que a licitação para construção do novo terminal está avançando com a habilitação das propostas da Construtora Maksoud Rahe Ltda. e a Engetal Engenharia e Construções Ltda. A vencedora deverá ser anunciada pelo Governo do Estado nos próximos dias para iniciar a obra de cerca de R$ 40 milhões que dotará o Aeroporto Regional de dourados de um novo terminal com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, com espaços modernos incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA).

O terminal atual, que foi todo revitalizado e modernizado pela Prefeitura de Dourados, seguirá em uso para embarques e desembarques até a conclusão do projeto. “É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá a operação do Aeroporto Regional, que seguirá utilizando o terminal atual, que, inclusive, ganhou portas automáticas, passou por revisão em toda parte elétrica e hidráulica, além de pintura, iluminação e sistema de climatização, para garantir conforto, segurança e comodidade aos passageiros”, ressalta o prefeito Marçal Filho. 

Além do novo terminal de embarque e desembarque que terá com 2.655,37 metros quadrados, também serão construídas edificações como uma Central de Utilidades (caixa d’ água, casa de força, etc.), com 183,47 metros quadrados; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 metros quadrados; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 metros quadrados; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 metros quadrados.

Com informações: ASSECOM

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?