Home Agronegócio Em evento no Paraná, o Governo de MS ressalta a importância do cooperativismo na economia local

Em evento no Paraná, o Governo de MS ressalta a importância do cooperativismo na economia local

by Alexandro Zinho
Compartilhe

O governador Eduardo Riedel enfatizou o papel fundamental do setor cooperativista em Mato Grosso do Sul, que contribui significativamente para impulsionar a economia regional. Ele destacou essa realidade durante sua participação no Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel, nesta quarta-feira (12).

“MS é um estado que está se desenvolvendo a passos largos. Isso se deve, em parte, ao espírito empreendedor dos paranaenses e às cooperativas do Paraná. Estamos aqui para reconhecer essa contribuição e dialogar com as cooperativas sobre as diversas oportunidades que nosso Estado oferece”, declarou o governador.

Riedel observou que as cooperativas têm sido grandes aliadas do sistema econômico do Estado, promovendo o crescimento. “Mato Grosso do Sul e Paraná compartilham uma mesma linha de desenvolvimento e prosperidade, sustentada pelo apoio e força do cooperativismo. Estamos com previsão de crescer 4,5% no ano que vem, com uma série de indicadores positivos”, ressaltou.

Durante o evento Riedel participa da primeira reunião ordinária de 2025 das diretorias da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), com a participação do governador do Paraná, Ratinho Júnior.

Um dos principais assuntos em pauta são investimentos do setor cooperativista previstos para este ano e possíveis parcerias entre os governos dos dois estados. O Show Rural Coopavel começou na segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14).

A expectativa é que 350 mil pessoas do Brasil e de outros países passem pelo local. Os visitantes podem conferir uma exposição alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado ao longo de 2025. A ideia é mostrar a relevância do cooperativismo ao redor do mundo, com destaques e números estaduais, nacionais e globais. O evento tem foco na inovação tecnológica e sustentabilidade.

Participação ativa

O sistema cooperativista tem forte participação no Mato Grosso do Sul, estando em 77 das 79 cidades do Estado. São 136 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do setor. A geração de empregos chega a 14,6 mil postos de trabalho.

O ramo agropecuário é o que tem o maior número de cooperativas no Estado, chegando a 62 unidades. Depois aparece o setor de crédito, com 16 empresas. Para contribuir com este segmento, o Governo do Estado tem programas de incentivo, entre eles o Procoop (Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo), que impulsiona os investimentos no setor. Ano passado este valor (investimento) chegou a R$ 2 bilhões.

Com informações: Comunicação do Governo de MS

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?