Home Bastidores Em Dourados, golpistas usam e-mails falsos para enganar empresários sobre alvarás

Em Dourados, golpistas usam e-mails falsos para enganar empresários sobre alvarás

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Prefeitura alerta que teor do e-mail cita possíveis irregularidades no alvará de funcionamento de empresas.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), alerta a população sobre fraudes que vêm sendo praticadas por golpistas via e-mails falsos com simulação de notificações oficiais sobre supostas irregularidades no alvará de funcionamento de empresas. Ao todo, 10 casos destes já foram relatados à equipe da Seplan em janeiro.

O teor do e-mail cita possíveis irregularidades no alvará de funcionamento da empresa, o que teria sido constatado via denúncia anônima e solicita ao responsável para que adote ações para regularização, evitando multas e até o fechamento do local. 

O secretário de Planejamento Fábio Luis cita que os golpistas projetam um conteúdo semelhante ao institucional, no entanto, ao reparar alguns detalhes é possível notar que não se trata de uma comunicação oficial.

“Sempre que o Departamento de Alvará necessitar comunicar alguma informação, o e-mail usado será o institucional e nunca outros como o Gmail ou outros que vêm sendo usados pelos golpistas. Outro ponto é observar os símbolos visuais da imagem, linguagem e, sempre em caso de dúvida, buscar se informar em canais oficiais. O telefone é o 2222-2258”, cita. 

O mês de janeiro costuma ser um período utilizado pelos empresários para trâmites em relação ao alvará, fato que vem sendo levado em consideração por indivíduos que visam induzir o cidadão ao erro para obter vantagens financeiras ou direcionar o cidadão para algum link malicioso, por isso, a indicação é atenção redobrada ao receber esse tipo de comunicado.

O secretário Fábio Luís destaca que até o momento não houve relato de prejuízos por parte das pessoas que receberam o falso aviso. “Por sorte, ninguém clicou; as pessoas, primeiro perguntaram e depois orientamos para que ignorassem”, conta. 

Além da recomendação do contato direto com a Seplan, via canais oficiais, outra dica válida aos cidadãos é manter os programas de segurança dos dispositivos eletrônicos atualizados e realizar backups regulares dos dados.

Para dirimir dúvidas ou obter informações o cidadão deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, pelo telefone (67) 2222-2258.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?