Home Bastidores Em coletiva, prefeito de Dourados explica sobre a suspensão da indústria de multa

Em coletiva, prefeito de Dourados explica sobre a suspensão da indústria de multa

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Segundo Alan Guedes PP), devem ser intensificadas ações educativas, entre elas, a implantação da Escola Pública de Trânsito.

Os radares e lombadas eletrônicos instalados em Dourados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) não serão mais ativados. A decisão foi tomada pela prefeitura de Dourados e comunicada pelo prefeito Alan Guedes (PP) nesta segunda-feira (31) durante coletiva realizada na sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Segundo ele, devem ser intensificadas ações educativas, entre elas, a implantação da Escola Pública de Trânsito.

De acordo com o prefeito, o excesso de velocidade é um problema que precisa ser disciplinado no trânsito douradense, mas que a Agetran deve apostar no caminho da educação dos condutores. “Não tenho dúvida de que reduzir a velocidade diminui os acidentes. Mas apesar do objetivo bem definido, tenho ouvido muito as pessoas. Ouvi entidades, motoristas, motociclistas e também pedestres. E essas conversas me fizeram tomar uma decisão: os radares e lombadas eletrônicas estão suspensos em Dourados”, determinou.

Nos últimos meses, foram instalados 41 equipamentos nas vias urbanas de Dourados e a previsão de funcionamento, depois de um mês de período educativo, era o último dia 25 de julho. Porém, um dia antes, o Detran comunicou à Prefeitura que esse prazo não seria cumprido por atraso na ativação do sistema. “Esse é um dos motivos para tomarmos essa decisão. Havia uma previsão para a entrada em operação e nós fomos informados no dia 24 de que isso não aconteceria como esperado e informado à população de Dourados”, disse o prefeito.

Para aumentar a disciplina no trânsito de Dourados e buscar a redução no número de acidentes, principalmente com vítimas, serão instalados redutores físicos padronizados de acordo com a legislação, equipamentos já adquiridos e intensificar o posicionamento estratégico das equipes de segurança viária, com intervenções nos cruzamentos onde há o maior índice de sinistros de trânsito. Estão previstos também aumento na fiscalização em parceria com a Guarda Municipal, inclusive com a utilização dos conhecidos bafômetros, para combater a combinação “álcool e direção”, outro problema crônico.

“Vamos avançar nessas ações. Esses equipamentos serão instalados seguindo estudos técnicos em locais mapeados pela Agetran. Além disso, vamos ampliar a sinalização viária através do projeto Cruzamento Seguro e a sinalização em frente às escolas. Tudo isso a gente espera que supra a necessidade da implantação de radares”, explica Alan Guedes.

Educação no Trânsito

Paralelamente às ações práticas, a Agetran deve aumentar as campanhas educativas por meio de blitz educativas, palestras, cursos, vídeos e outdoors. Alan Guedes disse ainda que a Prefeitura de Dourados vai implantar a Escola Pública de Trânsito, que levará o nome de “Prefeito José Elias Moreira”. O político homenageado foi chefe do executivo municipal entre 1977 e 1982 e faleceu em março deste ano. 

“Vamos ampliar as ações educativas, inclusive com a criação da Escola Pública de Trânsito, cujo projeto de criação será remetido à Câmara Municipal ainda no mês de agosto. Isso vai permitir que a gente possa ampliar as ações de educação no trânsito com mais autonomia e acesso ao Fundo Municipal de Trânsito com recursos já disponíveis”, completa.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?