Home Agronegócio Economia: Riedel enfatiza a relevância da Expocanas para a economia e a transição energética

Economia: Riedel enfatiza a relevância da Expocanas para a economia e a transição energética

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Ele sublinhou que o evento vai congregar toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, um segmento essencial para a economia do estado.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a importância da Expocanas 2025, o maior encontro do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul, que ocorrerá de 25 a 27 deste mês em Nova Alvorada do Sul.

Ele enfatizou que a feira irá englobar toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, um setor vital para a economia estadual.

“Toda a cadeia produtiva da cana estará presente na Expocanas. Trata-se de uma das atividades econômicas mais significativas do Estado, responsável pela geração de empregos e renda, e essencial para a agenda de transição energética que estamos promovendo em busca de aumentar nossa competitividade”, declarou Riedel, em um vídeo sobre o evento.

O governador se encontrou com líderes políticos e empresariais para discutir os preparativos e reforçar o apoio ao setor.

A Expocanas 2025 deve atrair produtores, empresários e especialistas do setor para debater inovação, sustentabilidade e ampliação da produção de bioenergia, consolidando Mato Grosso do Sul como referência na área.

Produção

Nova Alvorada do Sul é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, etanol e exportação de bioeletricidade do Estado, além ocupar a quinta posição na produção de açúcar.

Este segmento da agroindústria gerou na cidade até agora 6,4 mil empregos diretos, com a produção de 420 milhões de litros de etanol e 285 GHW [giga-watt hora] de energia elétrica pela biomassa.

A safra estadual responde por 44,6 milhões de toneladas de cana moída, produzindo 1,3 milhão de toneladas de cana de açúcar, 3,3 bilhões de litros de álcool e gerando 2,1 milhões de MHW [mega-watt hora] de energia elétrica.

Participaram do encontro o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paleari (PSDB); o deputado estadual Zé Teixeira (PSDB); o presidente da Associação Sul Mato-grossense dos Fornecedores de Cana (Sulcanas), Márcio Verrunes; e o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Amaury Pekelman.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?