Home Agronegócio Dourados é o município “mais bem colocado” do MS no ranking do agronegócio da revista Exame

Dourados é o município “mais bem colocado” do MS no ranking do agronegócio da revista Exame

por Alexandro Zinho
Compartilhe

A revista Exame divulgou seu ranking das melhores cidades para fazer negócios por Sistemas Urbanos, com Dourados em oitavo lugar na categoria Agricultura 2023. O estudo foi calculado com base no Índice de Qualidade de Marketing (IQM), que mostra quais cidades oferecem as melhores condições para as empresas. A cidade ocupou a 69ª posição em 2022.

Para o prefeito Alan Guedes, é um grande salto e mostra o quão longe Dourados chegou. “Da porta de entrada para dentro quem manda são os produtores e é responsabilidade do poder público criar boas condições e cenários adequados para os produtores. Nosso papel é fomentar a atividade agrícola e dar oportunidades para a principal ocupação da cidade, que é o agronegócio” , ele disse.

Os números oficiais do PIB de Dourados para 2020 mostram que o setor agrícola gera pelo menos R$ 1 bilhão em receitas anualmente. No entanto, este número é menos preciso se forem considerados vários aspectos da agricultura da região, o que torna o número mais elevado e mais expressivo.

A Dourados é produtora de uma ampla gama de produtos agrícolas, desde a agricultura familiar até os grandes produtores de grãos, disse o prefeito: “A gestão acredita que é muito importante apoiar os trabalhadores rurais e os empregadores para promover a assistência ao plantio e o investimento no setor.”, observou Alan.

Atualmente o Município de Dourados disponibiliza patrulhas agrícolas equipadas com tratores e implementos, patrulhamento e abertura de estradas para transporte de produtos agrícolas, capacitação, doações de peixes e rações para pequenos produtores, cursos de capacitação e muitas outras coisas essenciais para o bem-estar da produção rural.

O PDE (Programa de Desenvolvimento Econômico de Dourados) oferece incentivos de doação de área nos polos industriais, isenção do ISSQN sobre a obra e isenção do IPTU por até quatro exercícios, para instalação de empresas em geral, seja ligada ao agronegócio ou não, no Município de Dourados.

“Temos um time que acompanha de perto todo processo de instalação e com a missão de diminuir a burocracia que, muitas vezes, é inerente ao poder público. A prefeitura está aqui para ajudar, fomentar e incentivar essa força econômica”, finaliza o prefeito.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?