Segundo projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que o Dia dos Pais em 2023 movimentará 41% a mais na economia de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de um movimento de R$ 360 milhões.
Essa previsão leva em consideração o aumento do poder de consumo das famílias e a recuperação gradual da economia do estado nos próximos anos. Além disso, é esperado que haja um aumento no número de presentes e nas vendas de produtos relacionados à comemoração.
O setor que deverá ser mais beneficiado é o de comércio, com destaque para as vendas de eletrônicos, roupas, calçados, perfumes e itens relacionados à tecnologia. Além disso, espera-se um aumento na procura por serviços como restaurantes e atividades de lazer.
Essa previsão é positiva para a economia de Mato Grosso do Sul, uma vez que indica um maior aquecimento do mercado e um impulso para diversos setores, gerando empregos e renda para a população local. No entanto, vale ressaltar que tais projeções podem ser afetadas por variáveis econômicas e sociais, como políticas governamentais, inflação e mudanças no comportamento do consumidor.