Home Malagueta Com adesão de 5 vereadores, Alan Guedes inicia pré-campanha

Com adesão de 5 vereadores, Alan Guedes inicia pré-campanha

por Marcos Santos
Compartilhe

O prefeito Alan Guedes (PP) vai aproveitar o ato de filiação partidária que acontece nesta quinta-feira, dia 4 de abril, às 19h30, na sede campestre do Clube Nipônico de Dourados, no Jardim Flórida, para iniciar oficialmente a pré-campanha em busca de um segundo mandato. Diferente da campanha de 2020, quando encontrou dificuldades para montar a chapa proporcional e acabou conquistando apenas uma cadeira na Câmara de Vereadores, neste ano Alan Guedes inicia a corrida eleitoral com a chapa completa de candidatos a vereador, sendo 15 homens e 7 mulheres. Detalhe: até o mês passado o Partido Progressista não contava com um único vereador em suas fileiras, mas com a abertura da janela partidária a legenda ganhou reforços importantes. Vão se filiar ao PP nesta quinta-feira os vereadores Cemar Arnal, Marcão da Sepriva, Daniel Júnior, Daniela Hall e Sérgio Nogueira. Simbólica a filiação de Sérgio Nogueira, que trocou justamente o PSDB pelo Progressista, mas, antes, teve o cuidado de bater às portas da governadoria, no Parque dos Poderes, para comunicar pessoalmente ao governador Eduardo Riedel os motivos pelos quais estava deixando o PSDB. Em conversa com a coluna, Sérgio Nogueira foi taxativo: “Entrei no partido pela porta da frente, quando o então deputado estadual Maurício Picarelli me apresentou ao então governador Reinaldo Azambuja e dele recebi o convite para filiação. Da mesma forma tive a preocupação de sair pela porta da frente, justificando pessoalmente ao governador Riedel os motivos da mudança partidária”.

Filiação Antecipada

A desfiliação do vereador Sérgio Nogueira do PSDB foi antecipada pela Malagueta no dia 18 de março, quando a coluna informou que ao chegar na Seleta Caritativa e Humanitária, no Jardim Flórida, para dar um confere no ato político do PSDB que marcou a filiação e o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Marçal Filho, a prefeito de Dourados, o vereador confirmou que estava deixando o partido. “Fui líder do prefeito Alan Guedes todos esses anos, ele sempre honrou os compromissos firmados comigo e não seria honesto eu seguir no partido que vai enfrenta-lo nas urnas”, afirmou Sérgio Nogueira naquele dia. “Estou indo para o PP e outros vereadores farão o mesmo trajeto”, completou.

Daniela Progressista

Quem também assina hoje a filiação ao Partido Progressista é a vereadora Daniela Hall, que por quase uma década, junto com seu fiel escudeiro o ex-vereador Marcelo Hall, carregou nos ombros o diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD), mesmo sofrendo com as picaretagens impostas pelos irmãos Trad, donos do PSD em Mato Grosso do Sul. A saída de Daniela Hall da legenda tradista era dada como certa desde que ela decidiu se licenciar da Câmara de Vereadores para compor o secretariado do prefeito Alan Guedes.

Bancada Dedo Podre

A coluna informou ontem que o deputado federal Geraldo Dedo Podre Resende decidiu levar seus pré-candidatos a vereador para o Partido Social Democrático (PSD), que recentemente filiou o vice-governador José Carlos Barbosinha. Hoje chega a informação que além dos escudeiros Udisley Tuneca, Dill Canaã, Hélio do Lanche e Pastor Gabriel do Itahum, que já estavam filiados ao Podemos, o deputado também mandou para o PSD sua assessora Gisele e o guarda municipal Ademar Cabral de Araujo, conhecido como Cabralzinho. Agora vai!

Sidney Corrêa no PSD

Da cota do vice-governador José Carlos Barbosinha, o radialista e locutor de rodeio Sidney Corrêa assinou a filiação no PSD para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados. Reconhecido como um dos nomes mais importantes do rádio sul-mato-grossense e com grande aceitação na comunidade católica de Dourados, bem como no agronegócio, Sidney disse a coluna que sua pré-candidatura nasce das bases de Dourados, com incentivo do vice-governador Barbosinha, de quem é amigo de longa data.

Radialistas Candidatos

Com a filiação de Sidney Corrêa, a bancada do rádio estará forte nas urnas neste ano em Dourados. Disputam cadeiras na Câmara Municipal Osvaldinho Duarte, Tânia Cristina, Antônio Neres, Nelson Sudário, Marcos Pierry e Sidney Corrêa. Na corrida pela sucessão do prefeito Alan Guedes estará o radialista Marçal Filho, que debuta como candidato ao Executivo depois de uma longa carreira no Legislativo, sempre acompanhado pelo microfone. Alô Você!

Calendário Eleitoral

Termina nesta sexta-feira, dia 5 de abril, o prazo para desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. O prazo para filiação partidária para se candidatar em 2024 termina no sábado, dia 6 de abril, quando estarão faltando seis meses para as eleições municipais. Sábado também é a data-limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrem, no TSE, os respectivos estatutos.

Domicílio Eleitoral

Os pré-candidatos também devem estar com domicílio eleitoral registrado no município até o dia 6 de abril, neste sábado. No dia 8 de abril, segunda-feira, termina o prazo para que eleitoras e eleitores domiciliados que não têm cadastro biométrico na Justiça Eleitoral solicitem alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet. Os jovens com mais de 16 anos de idade que queiram tirar o primeiro Título de Eleitor também devem fazer o alistamento pelo Autoatendimento Eleitoral até o dia 8 de abril. Quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral pode solicitar os mesmos serviços em todos os Cartórios Eleitorais e no serviço de Autoatendimento Eleitoral até 8 de maio.

Financiamento Eleitoral

A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet. Já em 20 de julho, partidos, candidatas e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha.

Convenções Partidárias

Pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral, de 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Depois dessa data é gastar sola de sapato, saliva, vender garrafas vazias e rezar para ter uma grata surpresa nas urnas.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?