Home Bastidores Ciro ironiza Anielle por fala sobre racismo no termo buraco negro

Ciro ironiza Anielle por fala sobre racismo no termo buraco negro

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Ex-governador do Ceará explicou razão para uso do termo.

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) ironizou, nesta terça-feira (7), uma fala proferida pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que na última semana afirmou que o termo “buraco negro” seria racista. Ao podcast de sua newsletter Brasil Desvendado, Ciro alfinetou a chefe da pasta federal e explicou a razão pela qual a expressão “buraco negro” recebe essa nomenclatura.

– Irmão, nós estamos ferrados e apartando em banda. Ô, cidadã, o buraco é negro por uma circunstância. A densidade é tão grande que a gravidade tende ao infinito e por ser máxima, drena tudo que está ao seu redor, inclusive e especialmente a luz. O que não tem luz é escuro e se é escuro é negro, por isso buraco negro. Em inglês é “black hole”. Tenha tenência, cidadã – disse.

A polêmica fala da ministra do governo Lula ocorreu no último dia 1° de novembro durante o programa Bom Dia, Ministro, veiculado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na ocasião, Anielle disse que o termo “buraco negro” pode ser considerado racista, bem como o verbo “denegrir”.

– Denegrir é uma palavra que o movimento negro e que as pessoas que têm letramento racial não usam de forma nenhuma. Ou, por exemplo: “Saímos desse buraco negro”. A gente escuta muito isso. Hoje existem muitas palavras que a gente tem tentado muito, sempre que a gente pode, comunicar de maneira bem tranquila e dizer: “Olha, essa palavra é racista” – disse.

Além de criticar a fala da ministra, Ciro também utilizou sua fala para reprovar a viagem da ministra a São Paulo na final da Copa do Brasil, em setembro. Na ocasião, Anielle foi criticada por ter ido para o estádio em um voo da FAB.

– Já não chega a esculhambação de pegar um avião da FAB, se exibir, descer no estádio, dar uma carteirada para entrar no jogo e a principal assessora chamar uma torcida de pauliste. Isso é a cara do PT – completou o ex-governador.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?