Home Bastidores Carteirinha do Autista vale em todo o Mato Grosso do Sul substitui laudo médico para o desconto no IPVA

Carteirinha do Autista vale em todo o Mato Grosso do Sul substitui laudo médico para o desconto no IPVA

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Dentro da estratégia de inclusão social, os indivíduos com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autismo em Mato Grosso do Sul têm direito a uma redução de 60% no IPVA. A partir de agora, a Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) passa a substituir o laudo médico para a concessão do benefício aos menores de 18 anos.

Essa mudança foi viabilizada pelo decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro deste ano pelo Governo do estado. Desde que a Ciptea foi lançada em abril do ano passado, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) já emitiu 2.034 carteirinhas.

Além de assegurar o acesso a serviços e benefícios, a carteirinha também proporciona maior visibilidade às demandas das pessoas com autismo, beneficiando assim suas famílias e a comunidade que convive com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), o novo decreto facilita a vida e  garante o direito de ir e vir.

Conforme o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado. Outra mudança implementada pela publicação é a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente.

O pedido do desconto no IPVA pode ser feito sem sair de casa, segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Basta acessar o portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/), clicar no módulo e-SAP, e fazer constar a documentação necessária, como laudo médico ou Ciptea e CRLV do veículo. Não há cobrança de taxa estadual.

Com informações: Comunicação Sead e da Sefaz

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?