Home Agronegócio Carne de frango mantém a oitava posição entre os principais produtos exportados pelo Brasil em 2023

Carne de frango mantém a oitava posição entre os principais produtos exportados pelo Brasil em 2023

por Alexandro Zinho
Compartilhe

Depois de – no acumulado janeiro/agosto – perder a sétima posição para o milho e passar para o oitavo lugar na pauta cambial brasileira, em setembro a carne de frango in natura manteve a posição, acumulando em nove meses receita cambial ligeiramente superior a US$6,9 bilhões, resultado 3,34% superior ao de idêntico período de 2022.

Quem não permaneceu na mesma posição foi o milho que, mês a mês, vem galgando novos postos. Fechou setembro na sexta posição, preenchendo o lugar que no mês anterior era ocupado pelos óleos combustíveis, neste ano em desempenho oposto ao do milho.

Interessante notar que a receita cambial do milho aumentou pouco mais de 27%, índice inferior ao do açúcar, cujo aumento de receita registra diferença de mais de 10 pontos percentuais, chegando aos 38%. No entanto, o volume de milho já embarcado aumentou mais de 40%, ou seja, aproxima-se dos 35 milhões de toneladas e supera a produção da primeira safra brasileira de milho de 2023 (perto de 27,4 milhões de toneladas, segundo a CONAB).

A ressaltar, também, que a metade dos seis principais produtos exportados pelo Brasil até setembro está representada por produtos destinados sobretudo à produção animal – milho e soja (em grão e farelo). Nada contra (muito pelo contrário), mas é forçoso reconhecer que o Brasil está fomentando a produção animal externa.

Fonte: AviSite

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?