Home Agronegócio Carlos Bernardo está em Brasília esta semana para discutir investimentos na fronteira

Carlos Bernardo está em Brasília esta semana para discutir investimentos na fronteira

by Alexandro Zinho
Compartilhe

Uma das principais pautas é um encontro no Ministério da Defesa, onde será debatida a possibilidade de urbanização em parceria com o Exército Brasileiro.

O objetivo central da agenda de Carlos Bernardo (PT) é buscar recursos que ajudem a atrair indústrias, gerar empregos e garantir a construção de moradias na região da fronteira.

Ele está acompanhado do deputado federal Vander Loubet (PT), do deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, conhecido como Zeca do PT, e do diretor-presidente da Agraer-MS, Marcos Roberto de Carvalho Melo, o ‘Betão’. Juntos, eles têm uma agenda cheia de reuniões em ministérios e órgãos federais para tratar sobre investimentos para essa área.

O ponto central da agenda de Carlos Bernardo ao lado dos parlamentares representantes de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet e Zeca do PT, além do diretor-presidente da Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Marcos Roberto de Carvalho Melo, o Betão, foi tratado junto ao Ministério da Defesa, onde a comitiva sul-mato-grossense foi recebida pelo Ministro José Múcio Monteiro Filho.

No encontro, a descentralização da área do Exército Brasileiro em Ponta Porã foi novamente tema principal da reunião, visando abrir área especifica para a urbanização, com a construção de pelo menos 4 mil moradias, área de lazer e a criação do tão sonhado distrito industrial para Ponta Porã, fomentando diretamente a economia com expressiva geração de emprego e renda.

“Tratamos desse tema com o Ministro Múcio, que foi muito receptivo novamente à pauta apresentada pelos deputados Vander e Zeca a nosso pedido, pois sabemos que existe uma área ociosa do Exército em Ponta Porã, travando o crescimento urbano da cidade. Essa é uma reivindicação antiga da nossa população de Ponta Porã e estamos fazendo as tratativas”, atesta Carlos Bernardo.

Além da questão urbana, Carlos Bernardo vem solicitando o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural a ampliação do programa da agricultura familiar, com fomento da produção agrícola.

Projeto nesse sentido também foi apresentado junto ao Ministério da Defesa para a criação de um cinturão verde ao entorno da área do 11º RC Mec pertencente ao Exército Brasileiro.

“Essa pauta terá novos desdobramentos e com certeza teremos boas novidades para a nossa querida Ponta Porã e toda a faixa de fronteira”, destaca Carlos Bernardo.

AGRICULTURA FAMILIAR

Na Funai (Fundação Nacional do Índio), Carlos Bernardo participou de reunião com a direção nacional da Fundação debatendo a questão da sobreposição das áreas indígenas nos assentamentos rurais na região conesul do Mato Grosso do Sul, trazendo toda uma instabilidade social e econômica para toda a região.

Essa pauta visa o fomento da agricultura familiar, possibilitando aos pequenos produtores a ampliação e consequente aumento da produtividade, garantindo renda e fomentando a economia.

Objetivo central é a regularização fundiária dessas áreas, visando assim a abertura de crédito para os pequenos agricultores e comunidades indígenas em toda a faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

A direção nacional da Funai garante que a partir da aprovação das novas diretrizes da LOA (Lei Orçamentária Anual) pelo Congresso Nacional, essa pauta avançará garantindo melhorias e benfeitorias às comunidades indígenas.

Compartilhe

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você ta ok com isso, porém você também não aceitar. Eu aceito. Não aceito.

Olá, como posso te ajudar?